Por Claudemir Pereira / Editor do Site
– As hostes do Partido Liberal (PL) em Santa Maria estão em polvorosa. Há uma clara contestação (de tamanho ainda indefinido) à indicação consolidada do pré-candidato Ewerton Falk à Prefeitura.
– O fato é que a sigla com mais tempo de TV e o troco maior, em nível nacional, para fazer campanha, tem focos de enfrentamento bastante claros.
– O curioso é que, dos nomes filiados ao PL, ninguém duvida que Falk seja o o mais significativo. Não é de graça que o (ainda) presidente do Instituto do Planejamento foi indicado pelo partido.
– No entanto, a contestação existe. Do lado do pré-candidato, há um video de apoio do presidente estadual da sigla, Giovani Cherini, como você confere abaixo.
– Por assumida incapacidade do editor, não conseguiu republicar aqui, mas estão já nas redes sociais, e foram enviadas ao site, cópias de três outros vídeos.
– Um, com a palavra do suplente (em exercício) de deputado federal Bibo Nunes. O mesmo que destratou os estudantes da UFSM, chamando-os de “lixo, e que devem morrer queimados vivos”. Ele joga para mais adiante a decisão e cita especificamente Santa Maria.
– Outros dois do deputado federal Luciano Zucco. Num, fala que, embora haja “pré-candidatos” lançados na boca do monte, a definição “se dará mais adiante”.
– Noutro é mais direto, afirmando que o partido está buscando outro nome, “muito positivo”. Será “uma novidade” da qual ele falará “na hora certa”.
– O fato é que, além de Falk, apenas Jader Maretoli já declarou sua intenção de concorrer. Mas, a depender de Zucco, não seria ele.
– Consta que Giuseppe Riesgo, do Novo, seria um convidado por esse grupo do PL para se filiar. O PP tentou. E não levou. Será que o partido de Bolsonaro teria essa chance? A conferir.
– Pelo menos 30 militantes importantes do MDB santa-mariense se dispuseram a gastar 35 pilas (fora a bebida) para um jantar especialíssimo, na sexta-feira.
– Todos foram ao encontro de Beto Fantinel, numa casa de festas no Bairro Nossa Senhora de Lourdes. O tema do encontro: a eleição de outubro, por certo.
– O fato é que, embora não tenha confirmado oficialmente e deverá fazer aisso mais adiante, quando se desincompatibilizar, é cada vez mais óbvia a candidatura do deputado e secretário de Estado.
– Que se diga: os emedebistas não conseguem conter o entusiasmo com a figura de Fantinel. Um militante chega, talvez, a exagerar: “carismático”.
– O fato é que o cara, pelo menos, está entusiasmando internamente o MDB. O eleitorado é outra coisa e fica para mais adiante, como, prudentemente, destaca distinta fonte partidária.
– Desde 1° de janeiro é proibido realizar enquetes eleitorais e divulgar pesquisa eleitoral sem registro no Tribunal Superior Eleitoral. É a regra.
– Com relação especificamente a enquetes eleitorais, o site encontrou interpretação segundo a qual a divulgação também está proibida, no período de “campanha” eleitoral. Mas não fala em data.
– Bueno. Feita essa ressalva, a ser atestada pelos doutos, o fato é que em Santa Maria há uma “enquete eleitoral” em atividade, e que coloca apenas os quatro nomes ligados à Direita.
– Um deles, inclusive, pede votos no levantamento, como você percebe na imagem ao lado, reproduzida do WhatsApp.
– A questão é, objetivamente, que embora não esteja claro, subentende-se que o objetivo, na prática, é tentar sabrer quem é o melhor nome da Direita para o pleito.
– E, para isso, se utiliza de um duvidoso instrumento de aferição: as redes sociais. Mas, enfim…
Interessante reparar na foto da reunião do MDB a quantidade de pessoas visualizando a tela de seu celular ao invés do orador.
Ou foi um acaso ou o assunto estava completamente desinteressante e irrelevante.
A estratégia do Fantinel é só uma, aumentar votação no colégio eleitoral de santa maria e concorrer de verdade para federal em 2026.
PT inaugura a eleição em Santa Maria com 1/3 dos votos. Isso é fato.
Coloque o alinhamento do Valdeci com o Governo Federal de primeira ordem (Lula/Pimenta).
Coloque o Farret com sua capilaridade oriunda da velha política.
Não credito que tenha nominata para bater essa dupla Valdeci/Farret.
Realidade é que existem trinta e tantos mil votos sem destinario na cidade. Não surgiu nome capaz de desafiar Aideti e Farret. Tucanos viraram puxadinho do PT. Ponto positivo, se tudo der certo os incompetentes emplumados sairao do paço municipal. Ponto negativo é que serão substituidos por outros incompetentes que se escondem atras de uma ideologia furada. Muita ‘inclusão’, ‘sustentabilidade’, ‘inovação’, ‘anti ismos’ e problemas resolvidos que é bom, nada.
Nota de Tres Reais, vulgo Fantinel, é um Indigesto do B. Mesmo estilo. Muita conversa, muita publicidade, muito marketing, muito discurso vazio. Gringo, fez parte da entourage do governador Gringo. Quanto ao ‘carisma’ ja foi dito que o esporte mais praticado na urb é puxar saco. Aldeia é prodiga no auto-elogio, no enaltecimento vazio, no tapinha nas costas, na ignorancia da realidade.
Enquete eleitoral é bogabem.
Futuras reuniões do MDB terão sarcofagos escorados na parede. Gente que não larga o osso.
Riesgo esta no Novo mas tem um estilo de politico antigo. Saudosismo de alguns que o acompanha. Não tem apelo popular, é candidato de parte da classe média bem da aldeia, a parte que não é socialista de iPhone.
Se Falk é o mais significativo não têm ninguém. Concorreu a deputado federal e teve pouco mais de 3000 votos na ultima eleição. Para ter chance teria que multiplicar o numero por 10 (e mais um pouco). Não existe isto. Cherini e nada aqui em SM tem pouca diferença. Falk foi até Cherini ainda por cima. Maretoli esta dai para baixo. Dois projetos pessoais que não tem nada a ver com partido ou ideologia. São candidatos de si mesmos.