Surpresa?! A incrível história de um país que continua crescendo, apesar da tal crise ianque
Pode tudo mudar nos próximos indicadores. E até é provável que isso aconteça. No entanto, mesmo que os números sejam bastante inferiores, no acumulado do ano, é indesmentível, o Produto Interno Bruto brasileiro crescerá bastante além das estimativas e muito mais, percentualmente, do que no ano passado.
Não é extraordinário e surpreendente! Pois bem, conheça os números do PIB, juntando janeiro até setembro e, especialmente, no terceiro trimestre de 2008. Tudo está na reportagem a seguir, publicada na versão online do jornal O Estado de São Paulo. Confira:
PIB cresce 6,8% no 3º tri e acumula expansão de 6,4% em 2008
Resultado supera estimativas; taxa de investimento bate recorde e mostra que indicador ainda não reflete crise
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 6,8% no terceiro trimestre de 2008 ante igual trimestre do ano passado e somou R$ 747,3 bilhões, segundo divulgou nesta terça-feira, 8, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio acima do teto das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções (5,00% a 6,20%) e da mediana de 5,80%. No acumulado de janeiro a setembro de 2008, o PIB registra expansão de 6,4% e em 12 meses terminados em setembro, aumento de 6,3%. O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas no País.
Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, o PIB do terceiro trimestre aumentou 1,8%. Neste caso, as expectativas dos analistas variavam de 0,6% a 1,7%, com mediana de 1,30%. A taxa de investimento (FBCF/PIB) ficou em 20,4%, a maior para um terceiro trimestre apurada pelo IBGE desde o início da série, em 2000. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) – que sinaliza os…
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem PIB cresce 6,8% no 3º tri e acumula expansão de 6,4% em 2008, de Jacqueline Farid e Alessandra Saraiva, na versão online dO Estado de São Paulo.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.