TRÂNSITO. Santa Maria apresentou queda nos índices de vítimas no trânsito em 2023
Estudo traça comparativo entre números de sinistros e vítimas no trânsito
Por Secretaria de Comunicação
Os índices contabilizados pelo Programa Vida no Trânsito (PVT), iniciativa intersetorial conduzida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, demonstram os resultados dos esforços permanentes e efetivos do Executivo Municipal e órgãos de segurança pública para a segurança no trânsito. Dados apontam que houve redução no número de sinistros e vítimas no trânsito em 2023 nas vias de circunscrição municipal. No ano de 2010, o Município atingiu o número total de 50 mortes, sendo que em 2011 Santa Maria atingiu o ápice de 21 mortes somente no perímetro municipal. Já no ano passado foi registrada a maior redução, com somente 6 vítimas fatais, o que significa uma redução de 71,43% no número de mortes nas ruas e avenidas de circunscrição municipal em relação ao maior índice registrado.
Em relação ao número de pessoas feridas, desde 2019, quando se deu início ao Ciclo Completo de Segurança Viária, iniciou-se também o processo de compilação e qualificação dos dados da sinistralidade na Secretaria de Mobilidade Urbana. Naquele ano, o número de feridos no trânsito totalizou 1.163, passando para um total aproximado de 703 vítimas em 2023. Nas vias municipais, em 2019 foram 879 vítimas feridas, reduzindo esse número para 583 feridos, com dados ainda não fechados de 2023, apresentando uma redução aproximada de 33%.
Estes resultados positivos são creditados ao esforço conjunto, graças a participação de todos os órgãos de segurança pública do Município, atuando de forma integrada, através do Ciclo Completo de Segurança Viária, na análise dos dados, no planejamento, na organização, na definição de estratégias, ações, operações e intervenções, atuando nos mais diversos setores urbanos e rodoviários, nos eixos de fiscalização, educação para o trânsito e de engenharia.
“O cenário atual demonstra a eficácia e eficiência do trabalho desenvolvido durante os últimos anos, com investimentos em todas as áreas da mobilidade urbana para a segurança no trânsito, que possibilitam a aplicação dos recursos financeiros nessa área tão complexa e problemática que é o trânsito, com importantes e significativas intervenções através da revitalização das vias, sinalização horizontal e vertical, equipamentos modernos e de alta resolutividade e ainda, qualificação de recursos humanos. Desde a implantação do Programa Vida no Trânsito (PVT) no Município, em 2020, é gerado o diagnóstico da sinistralidade no âmbito das esferas de circunscrição municipal, estadual e federal, que subsidia os órgãos competentes para estudos técnicos e avaliação dos trechos ou locais mais vulneráveis, para a definição das necessidades de ações e intervenções tanto na fiscalização, educação para o trânsito quanto para a engenharia”, destaca a coordenadora do Programa Vida no Trânsito (PVT), Lucimar Garcia de Sá.
De forma subsidiada com dados qualificados, a Secretaria de Mobilidade Urbana vem desenvolvendo todas as suas ações e intervenções que demonstram a eficácia para a redução do número de vítimas no trânsito, a exemplo do período de festas de final de ano, no mês de dezembro de 2023 que não foram registradas mortes nas vias municipais.
“Desde 2019, quando instituímos o Ciclo Completo de Segurança Viária, conseguimos reunir todos os órgãos de segurança pública de Santa Maria, para em conjunto, trabalharmos pela segurança no trânsito. No mesmo sentido, reorganizamos e reestruturamos o Órgão Municipal de Trânsito. Fizemos investimentos grandes em engenharia de tráfego, sendo que somente nesse último período os recursos investidos em sinalização chegarão a cerca de R$ 5 milhões, e investimos maciçamente em educação para o trânsito com o maior recurso da história de Santa Maria nos últimos anos. Em 2024, num trabalho conjunto com a Secretaria de Educação, estaremos dando início a um projeto avaliado em torno de mais de R$ 1 milhão. Além disso, solucionamos a questão dos cavalos soltos nas vias públicas com o projeto de lei aprovado, assim como efetivamos o serviço de recolhimento e acolhimento desses animais. Da mesma forma, temos a atenção voltada para a coleta e análise de dados, para apontar a nós mesmos o que aconteceu, o que está acontecendo, quando e onde podemos melhorar nossos serviços para que possamos atuar pontualmente na solução para reduzir mais a sinistralidade e o número de vítimas. Tudo isso demonstra o comprometimento do Executivo Municipal, cuidando das pessoas da nossa cidade”, pontua o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi.
Programa Vida no Trânsito
O Programa Vida no Trânsito (PVT) é uma iniciativa nacional que promove um trabalho conjunto entre os diversos setores ligados ao trânsito. O PVT é coordenado pelo Ministério da Saúde, em cooperação técnica com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Em Santa Maria, foi instituído pelo Decreto Executivo nº 7/2020 e é mantido pela Secretaria de Mobilidade Urbana.
O principal objetivo do PVT é o fortalecimento das políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito e a promoção de intervenções efetivas de segurança no trânsito. O programa analisa os fatores causadores e influenciadores de acidentes fatais. A partir da análise dos acidentes, são desenvolvidas ações educativas para os públicos mais suscetíveis a acidentes. Os dados do programa são obtidos com apoio de diversos órgãos de segurança, hospitais e centros de formação de condutores.
Existe um negocio chamado ‘estatistica multivariada’. Conceito xupinhado da internet ‘realiza o tratamento de diversas variáveis simultaneamente, mesmo quando não se conhece o modelo teórico das relações entre as variáveis.’ Conclusão da prefeitura so poderia ser ‘foi porque distribuimos pardais’ e ‘colocamos sinaleiras a cada 10 metros’.