CIDADE. Obra da Gare da Viação Férrea receberá vistoria do Instituto do Patrimônio Histórico do RS
Rodrigo Decimo acompanhou a obra, antes da visita do IPHAE, nos dias 6 e 7
Por Gabriel Marques / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A revitalização da Gare da Viação Férrea vai trazer novos ares para a estrutura que foi o berço do desenvolvimento econômico de Santa Maria ao final do século 19. E, na manhã desta quinta-feira (1º), o vice-prefeito e também coordenador executivo do Distrito Criativo Centro-Gare, Rodrigo Decimo, foi ao local acompanhar o andamento do serviço.
O encontro com os fiscais da Prefeitura e com os engenheiros e arquitetos da empresa responsável pela revitalização serviu para que o vice-prefeito averiguasse o avanço e as peculiaridades da obra. A visita ocorre dias antes da vistoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae), esperada para os dias 6 e 7 de fevereiro.
“O que nós temos aqui na Gare é um trabalho de restauro, muito técnico, o que nos exige muito cuidado em cada intervenção feita, seja nas paredes, telhado ou nos pisos. Isso difere, logicamente, de uma construção sem valor histórico arquitetônico dessa grandeza. Assim, o alinhamento das decisões é fundamental para o sucesso da obra”, argumenta Decimo.
Neste sentido, conforme o superintendente de Desenvolvimento Econômico e fiscal da obra, Jeferson Nunes, a presença do Iphae proporcionará uma valiosa troca de experiências e colaboração, consolidando o compromisso conjunto com a preservação e valorização do legado histórico da Gare.
Melhorias
Ainda segundo o fiscal, na última terça-feira (30), os participantes da obra de restauração percorreram minuciosamente o canteiro, discutindo soluções ideais para as estruturas de cobertura dos pavilhões, plataforma de embarque, lanternim, pisos e revestimentos. Também foi dado início ao processo de restauração das esquadrias.
Uma primeira amostra passou pela análise da fiscalização e aguarda aprovação. Nunes complementa que se planeja a conclusão do piso e da cobertura do lanternim, a instalação da estrutura metálica para a cobertura do pavilhão 3 e o reforço estrutural para o pavilhão 4 nos próximos 15 dias.
Também participaram, representando a Prefeitura, o secretário de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio de Azevedo Gomes; as arquitetas e fiscais da obra, Priscila Quesada e Milena Ortiz. Pela empresa Versalhes, estiveram presentes o engenheiro civil Kemeron Eberhardt e a arquiteta Franciele Bombana.
A obra está sendo realizada pela Versalhes Incorporação e Construção Ltda, de São Leopoldo, vencedora do processo licitatório. O custo total da obra é de R$ 5.549.852,20.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.