Por Pedro Pereira
Com o objetivo de encerrar um ciclo pessoal, a artista e influenciadora digital santa-mariense Laura Maciel lançou em janeiro o EP “Consequências”, disponível no YouTube e no Spotify. A produção, a primeira da cantora e classificada como do gênero pop, conta com o total de seis faixas: Não Podemos, Malandros (com a participação de Renatha Puhl), Dissimulada, Vá Ser Feliz, Cansei e Ironia.
Um EP, que significa Extended Play, é um conjunto de músicas com uma quantidade menor que a de um álbum. Entretanto, por ser formada por mais de uma obra, não pode ser categorizada como um single. Conforme o produtor musical vencedor do Grammy Latino, Felipe Vassão, contou ao “GShow”, da Rede Globo, “normalmente, um EP contém de quatro a seis faixas e possui uma duração total de menos de 30 minutos”.
Laura revela que, inicialmente, as composições não haviam sido feitas para serem lançadas em conjunto. “Elas foram compostas de acordo com o que eu estava vivendo. Foi em setembro, quando escrevi a última música, ‘Ironia’, eu pensei: ‘quero encerrar uma fase da minha vida e vai ser através de um EP”, revelou a artista. O processo inteiro até o lançamento levou cerca de um ano para ser finalizado.
A santa-mariense de 26 anos atua oficialmente como cantora desde 2020. Neste período, a influenciadora rodou o Rio Grande do Sul fazendo shows e publicidades para empresas locais. Entretanto, sua trajetória no universo cultural começou aos 6 anos de idade por meio da dança. Aos 10, migrou para o teatro e durante toda a vida manteve contato com as artes.
Consequências
Segundo Laura, duas músicas acabaram ficando de fora do corte final da produção. Uma ela define como “extremamente intimista”, sendo este, inclusive, a razão pela qual ela não entrou no EP. A outra, escrita pela autora enquanto estava em viagem no Rio de Janeiro, foi substituída por “Dissimulada”. Contudo, esta última segue “na gaveta” para ser publicada futuramente.
Para a cantora, o maior desafio do projeto foi manter a coesão e a harmonia. “Eu sou uma pessoa muito eclética, então eu tenho muitas inspirações diferentes, o que às vezes pode parecer confuso. Eu posso ter inspiração do samba, do rock, do gospel…”, contou a santa-mariense, que atribui o resultado positivo à equipe que trabalhou por trás dos lançamentos.
‘’Consequências’’ teve o audiovisual produzido por Mariana Magalhães, masterização e mixagem por Ego Bad See e instrumental por Gabe Almeida e Vinicius Barcellos, da produtora All Green Records. Laura define o EP como “experimental”, uma vez que se permitiu explorar sonoridades distintas e não se preocupar se as composições tinham potencial de serem comercializadas. “Eu só fiz o que senti que deveria ser feito”.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.