Por Maiquel Rosauro
A Quinta-Feira Santa foi animada na política santa-mariense. O destaque foi o vereador João Ricardo Vargas, que confirmou sua saída do Progressistas e o ingresso no Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O anúncio de Vargas foi feito via Instagram. Ele agradeceu o Progressistas pelo tempo que passou na legenda e disse ingressar no PL devido ao seu alinhamento político-partidário com a agremiação.
Ele não comentou no post sobre o convite que recebeu do presidente estadual do PL, Luciano Zucco, para concorrer a prefeito de Santa Maria. Porém, ao final do vídeo, disse que, em breve, irá divulgar “grandes novidades”.
Tubias curtiu
Um dos primeiros a curtir o anúncio de Vargas no Instagram foi o vereador Tubias Calil (MDB), cotadíssimo para deixar o MDB e zarpar para o PL, legenda que também recebeu a vereadora Roberta Pereira Leitão (PP) – futura presidente municipal da sigla.
Cida no PDT
A quinta ainda reservou uma surpresa. A médica e ex-vereadora pelo PP, Cida Brizola, deixou o badalado União Brasil (UB) de José Haidar Farret e ingressou no PDT. A filiação ocorreu em um chá de mulheres no Clube Comercial, com a presença do presidente municipal e pré-candidato a prefeito Paulo Afonso Burmann e da vereadora Luci Duartes – Tia da Moto. Mais de 20 mulheres assinaram ficha no partido.
“Tenho minha origem nas bases trabalhistas pela minha mãe, prima de Leonel Brizola. Enquanto vereadora, fiz um trabalho voltado à educação, quando tratava de projetos de resíduos sólidos, e na saúde com trabalho direto na comunidade. Há tempos já estava sendo convidada para ir para o PDT”, relata Cida.
A médica ainda afirmou que admira o trabalho de Burmann, com quem manteve excelentes relações institucionais, em 2019, quando ela era presidente da Câmara e ele reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Festa de Zaloar
Na noite de quarta (27), o suplente de vereador pelo PP, Zaloar Soares, realizou um evento em Camobi no qual oficializou sua filiação ao PDT. A cerimônia teve a presença de Burmann e membros da comunidade.
“Estou muito feliz em me juntar ao PDT e poder contar com o apoio de uma equipe comprometida com os interesses da nossa cidade. Tenho certeza de que, juntos, poderemos trabalhar em prol de uma Santa Maria mais justa, inclusiva e próspera para todos os seus cidadãos”, disse Zaloar.
PSD
O presidente municipal do PSD, Jorginho Leal, informa que o PSD não está fechado com nenhuma legenda para o pleito de outubro.
“Nossa dedicação, até o dia 5 de abril, é fechar nossa nominata de candidatos a vereador”, informa Leal.
Após essa etapa, o partido pretende fazer uma convenção na cidade com a presença de suas principais lideranças, como o secretário estadual de Esportes, Danrlei de Deus; ex-senadora Ana Amélia Lemos; o deputado federal Luciano Azevedo; e o deputado estadual Juliano Franczak – Gaúcho da Geral.
Leal também afirmou que nenhum representante oficial do PSD esteve presente no ato que ocorreu na quarta-feira (27), em Santa Maria, no qual o secretário estadual de Desenvolvimento Social Beto Fantinel anunciou sua pré-candidatura ao Poder Executivo.
“Fui convidado, mas não estive presente. Não teve representante do partido”, afirma Leal.
O presidente do PSD explica que já conversou com todos os pré-candidatos à Prefeitura, mas que os rumos da legenda só serão decididos depois da convenção. Não está descartado que a sigla indique um candidato a vice-prefeito ou até mesmo atenda ao desejo da Direção Nacional do PSD de lançar um candidato ao Executivo.
Cida Brizola era do Progressistas. Direita ou centro-direita. Não conseguiu se reeleger no para o Casarão. Foi para o UB, junção do PSL com o DEM. Mudou discursso, parece alguém do PSOL falando. Agora está no moribundo partido do finado Isola. Tudo por uma boquinha.