Por Claudemir Pereira (com foto de Reprodução) / Editor do Site
É de lei. Os salários dos agentes políticos são definidos até seis meses da eleição, com validade para a Legislatura (e mandato de prefeito e vice) seguinte, quando apenas a revisão inflacionária anual pode acontecer.
Dito isto, ao fato.
Os vereadores de Santa Maria se reuniram por 50 minutos, no início da tarde desta quinta-feira, com o objetivo exclusivo de tratar do aumento. E o fizeram sem testemunhas. Isto é, sequer os assessores compareceram. Convocado, em determinado momento – com certeza para tirar dúvidas legais – participou o Procurador Jurídico Lucas Saccol Meyne.
Ao que se sabe, o martelo não foi ainda batido. Mas, sobre os salários atuais, os parlamentares –no encontro realizado no Gabinete da Presidência, no Palacete da Vale Machado – apontam para um aumento real de 10% para os servidores do Legislativo.
Já em relação ao próprio subsídio, o índice consensual entre os presentes (*) é de 55%. Você leu direito: 55%. Não é, claro, um número simples. Exigiu o tempo de discussões, regadas a chá e café (com e sem açúcar) e muita água.
Em números. Se a proposta avançar e for votada pelo plenário, o que precisa acontecer até 6 de abril, os edis eleitos em outubro deste ano entram 2024 com algo como R$ 18,5 mil reais (brutos) no holerite que hoje ostenta a quantia de R$ 11.989,79.
Em tempo: sobre os subsídios de prefeito e vice-prefeito, que também precisam ser definidos, os edis aguardarão posicionamento do Centro Administrativo Municipal.
(*) Não estiveram na reunião os vereadores Danclar Rossato, Marina Callegaro, Pablo Pacheco, Paulo Ricardo Pedroso, Tubias Callil e Rudys Rodrigues. Este último de atestado médico, os demais em viagem.
Acredito que deve ser PIADA de mal gosto, pois é inadmissível um percentual deste tamanho. Depois eles abrem mão de valor de selo e acham que um compensa o valor do outro kkkkkkk. Os servidores do executivo sempre com percentuais míseros. VERGONHA. Peguem as emendas impositivas, que só servem pra politicagem, e repassem para um aumento real dos servidores.