Por Pedro Pereira
A UFSM Futsal está no grupo B do Campeonato Gaúcho – Série Ouro de 2024, junto do campeão mundial Atlântico, de Erechim. Além dos santa-marienses e do “Galo”, outras quatro equipes completam a chave. A definição aconteceu na tarde deste sábado (9), na sede da Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), em Porto Alegre. Confira como ficaram divididos os 21 times desta edição da elite estadual.
Grupo A: São José, de Cachoeira do Sul; Assoeva, de Venâncio Aires; Independente, de Lavras do Sul; Russo Preto, de Não-Me-Toque; Lyon Gaúcho, de Taquara; Riograndense, de Rio Grande; e ABF, de São Lourenço do Sul.
Grupo B: Sercesa, de Carazinho; Atlântico, de Erechim; ATF, de Pelotas; SER Triunfo, de Triunfo; UFSM Futsal, de Santa Maria; AFA, de São Francisco de Assis; e AEJ, de Jaguari.
Grupo C: SER Santiago; ACBF, de Carlos Barbosa; Figueira, de Tupanciretã; União Samborjense, de São Borja; Barcelona, de Júlio de Castilhos; SER Alvorada, de Alvorada; e Caxias do Sul Futsal, de Caxias do Sul.
Fórmula de disputa
Os primeiros a serem sorteados foram os três melhores colocados da edição passada da Série Ouro – Sercesa, SER Santiago e São José, respectivamente -, seguidos pelos tradicionais Assoeva, Atlântico e ACBF. Depois, os demais clubes foram alocados. Na reunião, também foi definida a fórmula de disputa do Campeonato Gaúcho deste ano.
Na primeira fase, as equipes encaram cada adversário dentro dos grupos em turno e returno – ou seja, a UFSM Futsal, por exemplo, enfrentará cada um dos seis rivais iniciais duas vezes: uma em casa e outra fora, totalizando 12 partidas. Ao final desta etapa, os cinco melhores times de cada chave avançam às oitavas de final junto do melhor 6º colocado. Todos os duelos do mata-mata serão decididos em jogos de ida e volta.
Conforme revelado na transmissão do congresso técnico, a ideia é que todos os confrontos do Estadual deste ano sejam transmitidos pela Esportes AV, no YouTube. Apresentado pelo empresário Emerson Beinlich ao lado de Ivan Rodrigues e Djimi Freitas, presidente e diretor geral da entidade, respectivamente, o evento contou com representantes de todas as agremiações participantes. Em nome das guris da Federal, o técnico Gabriel Pranke marcou presença na reunião.
O grupo da UFSM Futsal
A equipe do Coração do Rio Grande terá favoritos ao título na briga pelas vagas ao mata-mata do certame. O tradicional Atlântico, 11 vezes vencedor da Série Ouro e campeão mundial de 2015, retorna ao Campeonato Gaúcho após cinco temporadas fora embalado pela conquista da Liga Nacional de Futsal, em dezembro de 2023. A Sercesa, que teve o veterano treinador Jarico como representante neste fim de semana, é a atual defensora da taça estadual.
Na chave dos santa-marienses, contudo, há três agremiações que ascenderam da Série Prata: a campeã da segunda divisão, AFA; a vice-campeã AEJ; e a 5ª colocada ATF. A SER Triunfo e a UFSM Futsal são os únicos times no grupo B que disputaram a elite e se mantiveram. Os triunfenses, inclusive, foram os primeiros a derrotar o esquadrão da Universidade em casa, no ano passado.
Os guris da Federal fazem parte do Campeonato Gaúcho – Série Ouro, chancelado pela FGFS, desde 2019 – com exceção de 2020. Na última temporada, a equipe de Santa Maria deu adeus à competição após ser eliminada pela SER Santiago, que terminaria no 2º lugar. A melhor posição que o clube já alcançou no certame foi a semifinal, em 2022 – quanto também finalizaram a fase inicial na liderança pela primeira e única vez na história.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.