Por Claudemir Pereira / Editor do Site
– Três notas distintas, publicadas todas no site entre a tarde e a noite da sabatina, mostraram toda a agitação do final de semana político em Santa Maria.
– Primeiro, a intervenção nacional que derrubou a direção local do PL e a própria, por tabela, pré-candidatura de Ewerton Falk a prefeito.
– Segundo, o MDB, que, objetivamente, convidou seu vereador, Tubias Callil, para sair da agremiação. E anunciou, nas entrelinhas, que vai destituí-lo da liderança na Câmara.
– Por fim, já nos estertores do sábado, uma nota dos ex-dirigentes do PL, sugerindo a possibilidade de desfiliação dos dirigentes.
– Passadas algo como 36 horas desde que a cadeia de acontecimentos se tornou pública, talvez seja cedo para um balanço. No entanto, algumas coisas já se sabem.
– A principal, talvez, seja lista de possíveis integrantes do novo comando do PL local, a partir da decisão nacional que tornou o deputado Luciano Zucco uma espécie de interventor no Estado.
– Da relação, a que o colunista teve acesso, e preserva nomes não orgânicos da sigla – e que talvez sequer saibam estar nela – dois vereadores assumem lugar de comando.
– No caso, Roberta Leitão, hoje no PP, e que presidiria a sigla, e Tubias Callil, agora oficialmente deserdado pelo MDB pelo qual se elegeu.
– Se a lista vai se confirmar ou não, se saberá até 5 de abril, prazo máximo para a troca de partido sem perda de mandato.
– Já no emedebismo, pouco muda, do ponto de vista eleitoral. Exceto que se avançarão mais as negociações e começa a ficar claro (embora não definitivo) a preferência de aliança.
– Beto Fantinel, que tem mais dois meses para deixar a secretaria de Desenvolvimento Social, sem descartar outras probabilidades, parece preferir o apoio (e oferece o lugar de vice) do PP. A conferir.
– Do saco para a mala: o PSDB pretende, apurou o editor, fazer um grande evento politico (não necessariamente gastronômico) para anunciar a filiação de Rodrigo Decimo, hoje ainda no União Brasil.
– De todo modo, o atual vice mostra estar pra lá de integrado no tucanato. Uma prova foi a sua participação, como um protagonista, em jantar do PSDB Mulher, sábado, no lotado Piá do Sul.
– Aliás, o chamado Jantar Solidário – organizado pelo setor presidido por Adriana Cheiram – mostrou um partido bastante unido, segundo todos os depoimentos disponíves.
– Além das mulheres tucanas, as lideranças masculinas, a começar pelo prefeito Jorge Pozzobom e o presidente Guilherme Cortez, sem falar de Decimo, compareceram em peso.
– A menos que uma intempérie ocorra, parece bem firme a aliança para a prefeitura entre PT e União Brasil, com a dobradinha Valdeci Oliveira/José Farret.
– Tanto que fizeram uma série de ações conjuntas ao longo da semana encerrada sábado e a iniciada neste domingo, 17. Inclusive com a participação efetiva de pré-candidatos a vereador.
– Mais que isso, está confirmado para esta segunda-feira, 18, a partir das 7 da noite, no auditório da Cesma, na Professor Braga, o lançamento dos “Diálogos por Santa Maria”.
– Trata-se do que os integrantes da aliança (que tem também PC do B e PV) chamam de “construção participativa do Plano de Governo da pré candidatura de Valdeci Oliveira e José Farret”.
– Para fechar, o último boato que corre nos bastidores (ou seria no submundo?) seria uma intervenção nacional agora no União Brasil de Santa Maria.
– Tudo para, dizem os boateiros (ou seriam informantes?), para evitar que José Farret seja o candidato a vice do petista Valdeci Oliveira. Que coisa, hein?
Boato é que o PSDB e o PDT negociam uma federação para 2026. Tucanos assumindo o papel de puxadinho do PT.