CulturaDestaque

ARTE. Exposição “Karakóis & Outras Prosas”, de Máucio Rodrigues, ocorre em Porto Alegre até maio

Obras do cartunista santa-mariense podem ser vistas na Casa Amarela até dia 5

Máucio é cartunista desde a década de 1980, e também é professor no curso de Desenho Industrial na UFSM (Arte/Divulgação)

Por Pedro Pereira / com cartum de Máucio

Até o dia 5 de maio, acontece a exposição “Karakóis & Outras Prosas”, do cartunista Mário Lúcio Bonotto Rodrigues, o Máucio, na residência artística Casa Amarela, em Porto Alegre, localizada na avenida José Gertum, número 671, no bairro Chácara das Pedras. Aos leitores interessados em admirar as obras, o horário de visitação vai das 14h às 17h.

A exibição é dividida em duas partes.

“Karakóis” é uma coletânea de cartuns, surgida na pandemia, em que os personagens principais são caracóis que, de forma humorística e, em certos momentos, crítica, tecem comentários sobre o cotidiano da sociedade. A iniciativa foi criada com o objetivo de tentar amenizar a situação que assolava o mundo naquele período.

Por conta da alta repercussão, Máucio começou a publicar diariamente as obras e, atualmente, passados cerca de quatro anos, mais de 600 desenhos já foram postados. Durante a semana – descontando sábados, domingos e feriados -, a média é de um cartum por dia. Na exposição, 40 “karakóis” poderão ser observados.

Visando promover uma amostragem de temas enfocados, como política, sociedade, reflexões existenciais e psicológicas, o artista explica de que forma selecionou as artes em exibição: “usei o critério da perenidade, escolhendo cartuns com enfoques mais duradouros”. Ainda, Máucio revela que “alguns trabalhos podem provocar o riso, outros não têm esse viés”.

Já em “Outras Prosas”, estão reunidos 20 cartuns com assuntos sócio-políticos e fenômenos psicossociais, também publicados nos últimos quatro anos. Nesta parte, as escolhas foram feitas a partir de critérios de relevância temática e aspectos estéticos.

A exposição é dedicada à memória dos ex-professores da UFSM, Paulo Roberto Araújo e Janea Kessler.

Quem é Máucio

Como cartunista, colaborou com diversos jornais e revistas, desde a década de 1980. Editor da Revista Garganta do Diabo na década de 1990. Criador do Cartucho – Encontro dos Cartunistas Gaúchos, entre 2003 e 2017. Criador do Massa Folhada (2015-2020). Atualmente publica a Série Karakóis e colabora com o jornal Grifo.

Como docente: professor pesquisador na área de Humor e Educação/ Formação de Professores. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Imaginário Social/CE-UFSM. Leciona no Curso de Desenho Industrial do Centro de Artes e Letras/ UFSM. Estudou no programa de mestrado da ECA/USP. Mestrado em Comunicação. FABICO/UFRGS. Doutorado em Educação/UFSM.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo