Por Maiquel Rosauro
A primeira semana de abril será decisiva na política santa-mariense. Sexta-feira (5) é o último dia da janela partidária, período em que os vereadores podem trocar de legenda sem perder o mandato. Já sábado (6) é a data limite para que os interessados em concorrer em outubro confirmem a filiação em alguma sigla.
Ao longo do domingo (31), o Site conversou com algumas lideranças de Santa Maria que possuem cargo eletivo e questionou quais passos serão tomados nos próximos dias. Alguns não responderam, outros fizeram mistério e um confirmou a troca de legenda.
Decimo confirmado no PSDB
Um dos procurados pelo Site foi o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (UB). Ele confirmou que seu destino será o PSDB, legenda do prefeito Jorge Pozzobom. Só o que não está decidido, ainda, será o dia em que Decimo fará o anúncio oficial de seu desembarque do União Brasil e o ingresso no ninho tucano.
Atualmente, Decimo é pré-candidato a prefeito. E ele anda pessoalmente participando de reuniões com outras legendas sobre o pleito de outubro.
Semana passada, ele se reuniu com líderes do PSB, encontro no qual também participou o presidente municipal do PSDB, Guilherme Cortez. Pelo lado dos socialistas, compareceram os vereadores Danclar Rossato e Paulo Ricardo Pedroso, além do presidente municipal da sigla, Celso Carvalho.
Mistério de Maneco
O presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Badke – Maneco, é outro que deve deixar o União Brasil esta semana. Mas qual será o seu destino? Ele não conta e ainda brinca com a situação.
“O futuro a Deus pertence. Como diz o Claudemir (Pereira, editor deste site), é a janela da traição política e vou ser um tijolo na coligação UB e PT, erva daninha na política do Brasil”, diverte-se Maneco, fazendo referência à dobradinha ao Poder Executivo que tem o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) como pré-candidato a prefeito e o médico José Haidar Farret (UB) pré-candidato a vice-prefeito.
Maneco é cotado para o Republicanos, já que seu filho Guilherme Badke filiou-se na legenda e, atualmente, é pré-candidato ao Legislativo. Mas será este também o destino do presidente da Câmara?
O Site entrou em contato com o presidente do Republicanos em Santa Maria, o vereador Alexandre Vargas, e questionou se ele espera a chegada de algum parlamentar na sigla ao longo da semana. Vargas, contudo, não respondeu.
Uma decisão para Getúlio
Quem pode surpreender e trocar de legenda é o vereador Getúlio de Vargas (Republicanos). Ele é cotado para o Partido Liberal (PL), sigla que nesta janela recebeu os parlamentares Roberta Pereira Leitão e João Ricardo Vargas, ambos oriundos do Progressistas.
“Na vida meu amigo, tudo são possibilidades. Só o desencarne é certo e não tem data marcada. Assim, estou analisando a situação política partidária de nossa cidade e, após, vou tomar minha decisão, que seja melhor para minha caminhada política e, principalmente, para os interesses de Santa Maria”, disse Getúlio.
Expectativa sobre Tubias
A semana ainda promete um ponto final na trajetória do vereador Tubias Callil junto ao MDB. Em 16 de março, a legenda divulgou uma surpreendente nota pública na qual convida o parlamentar a buscar outro partido. O Site tentou contato com Tubias, mas não obteve retorno. Ele é cotado para se filiar ao PL.
Até agora, três trocas
Três vereadores santa-marienses já trocaram de agremiação na atual janela partidária. Todos eram oriundos do Progressistas, a maior bancada do Parlamento, com quatro membros.
Além de Vargas e Roberta que foram para o PL, Anita Costa Beber anunciou sua entrada no Podemos. Restou no PP apenas Pablo Pacheco, que também é presidente municipal da sigla.
Se o noticiado em SP se confirmar PSDB é um barco que afunda.