Por Gabriela Marcon (com foto de Reprodução) / Da Assessoria de Imprensa do Novo/RS
As eleições municipais de 2024 vão representar um marco para o Partido NOVO no Rio Grande do Sul. Além de ter ganhado quatro reforços neste ano nas Câmaras Municipais, com o ingresso dos vereadores Ramiro Rosário (Porto Alegre), Gustavo Oliveira (Formigueiro), Rafael Fantin, o Dentinho (Bento Gonçalves) e Francisco Smidt, o Carlão (Santa Cruz do Sul), o NOVO-RS já tem um número de pré-candidatos quase cinco vezes maior na comparação com o pleito municipal de 2020.
Como o partido realiza processo seletivo de aprovação de pré-candidatos (dividido em ciclos), até o presente momento são 208 nomes confirmados em 25 cidades: 145 pré-candidatos a vereador, 58 pré-candidatas a vereadora e cinco pré-candidatos a prefeito: o deputado estadual Felipe Camozzato (Porto Alegre), o ex-deputado estadual Giuseppe Riesgo (Santa Maria), o policial federal aposentado Jair Wermann (Estrela), o advogado e ex-prefeito Vanderlan Vasconselos (Esteio) e o empresário Renato Lima (Rio Grande). Nas últimas eleições municipais, o NOVO teve 47 candidatos entre Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas e Santa Cruz do Sul. À exceção da capital, as outras cidades também tiveram candidatos a prefeito.
Crescimento de filiações
A expansão do NOVO-RS nas cidades está relacionada ao crescimento de filiações pelo Rio Grande do Sul. No último ano, 1.078 pessoas se filiaram ao partido, o que corresponde a um aumento de mais de 43%, já que em abril de 2023 a sigla contava com 2.473 filiados no estado, número que subiu para 3.551 filiações em abril deste ano.
“Completamos 12 meses de trabalho no Diretório Estadual e superamos todas as metas, sucesso que precisa ser dividido com nossos mandatários, filiados e dirigentes municipais. Mas muito além dos números, nossa maior alegria é com a aproximação aos movimentos de jovens liberais, o que se evidencia com a presença de novas lideranças nos Diretórios e Comissões, confirmando o NOVO como a maior ferramenta de formação de lideranças políticas do Brasil. Muitos destes jovens participarão desta eleição de 2024 e de 2026 como dirigentes ou candidatos, e serão futuros líderes do NOVO Brasil que estamos construindo”, afirma o presidente estadual do NOVO-RS Marcelo Slaviero.
Além dos 208 pré-candidatos já confirmados para as Eleições 2024, quase 100 filiados ainda permanecem na jornada de treinamento, sendo que cinco deles estão no processo de aprovação como pré-candidatos a prefeito e um nome como pré-candidato a vice-prefeito. Atualmente, o NOVO-RS tem quatro Diretórios Municipais e 21 Comissões Provisórias em 10 regiões do estado.
Cidades confirmadas com pré-candidatos pelo novo-rs:
DIRETÓRIOS MUNICIPAIS
Região Metropolitana: Porto Alegre e Canoas
Região Serra: Caxias do Sul
Região Central: Santa Cruz do Sul
COMISSÕES PROVISÓRIAS
Região Metropolitana: Gravataí, Alvorada, Cachoeirinha, Esteio e Eldorado do Sul
Região Serra: Bento Gonçalves e Farroupilha
Região das Hortênsias: Canela
Região Vale do Rio dos Sinos: Novo Hamburgo e São Leopoldo
Região Central: Santa Maria, Cachoeira do Sul e São Sepé
Região Sul: Pelotas, Passo Fundo e Rio Grande
Região Vale do Taquari: Estrela
Região da Campanha: Caçapava do Sul
Região Fronteira Noroeste: Santa Rosa e Três De Maio
Região Litoral: Tramandaí
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.