LUNETA ELETRÔNICA. Horário normal; emendas da LDO; Piratini, notícias e eleições; os votos da Consulta
COM CORREÇÃO À 00:17
* Para começar, uma informação bastante relevante: não haverá expediente invertido nesta terça-feira, na Câmara de Vereadores e na Prefeitura Municipal, como se anunciava, na semana passada.
* Vai que alguém não saiba, mas a razão para isso é que, sim, a seleção brasileira foi eliminada da Copa da Rússia. Os jogadores e a comissão técnica, inclusive, já foram dispensados e estão em férias.
* Em tempo: o editor acaba (00:15) de ser informado que, pelo menos no que toca à Câmara de Vereadores, não haverá mudança e a sessão fica mesmo para a parte da manhã.
* A confiança era tanta na seleção, que ninguém deixou no opcional. Logo, tem folga à tarde, no parlamento. E, de manhã, além da sessão ordinária, às 9, haverá reunião das comissões temáticas, às 8.

* Bueno, na Câmara, com duas sessões ordinárias antes do recesso de inverno, é possível (provável? certo?) que se vote a Lei de Diretrizes Orçamentárias. O, digamos, pré-orçamento de 2019.
* A propósito, ao projeto original, do Executivo, foram feitas 37 emendas, das quais a Comissão de Orçamentodo do parlamento acatou 30 – 22 aditivas e oito modificativas.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR TODAS AS EMENDAS À LDO
* De todo modo, essa foi a decisão técnica. Quanto à política, até quinta, dia 12, os edis da Comissão APROVAM o relatório a ser enviado ao plenário.
* Publicada no Diário Oficial, Portaria do Governo do Estado, via secretaria de Comunicação, regula a área no período pré-eleitoral. E algumas decisões são, digamos, bastante fortes, deduz-se de material DISPONÍVEL no site do Palácio Piratini.
* Conforme a decisão, as áreas de notícias das páginas de internet de “todos os órgãos estaduais, incluindo postagens em redes sociais e sites de programas específicos serão interrompidas”.
* É uma preocupação e tanto, para não ferir a legislação. E também uma certa falta de confiança (justificável, taaalvez, dada a dificuldade de fiscalização), nas assessorias de iimprensa e comunicação dos diversos órgãos do Estado.
* Por fim, até para que o Piratini não fique sem nada noticiar, a divulgação de informações caberá “apenas ao portal do Governo do Estado”, acessado no endereço www.rs.gov.br.
* É, o portal, o “único que permanecerá com atualizações em sua área de notícias”. Ainda assim, “após análise da Diretoria de Jornalismo” da Secretaria de Comunicação. Em casos específicos, caberá à pasta consultar a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para garantir a legalidade da publicação. Poois é.
* Por falar em Governo do Estado, ele comemora o número recorde de participantes no processo da Consulta Popular deste ano.
* Foram, segundo a Secretaria de Planejamento, 795 mil votos nos quatro dias do pleito, o maior número registrado em quatro anos.
* Foram escolhidos, via Consulta, 111 projetos (aí incluídos os três aqui da região central), todos previamente escolhidos, como prioritários pelas 28 regiões dos Conselhos de Desenvolvimento.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.