LUNETA ELETRÔNICA. Estados sulinos debatem as ferrovias, curso para candidatos a diretor de escolas
Lavouras em colheita, site do 'Emprega Santa Maria' e festa em Boca do Monte
Por Paulo André Dutra
* Representantes dos três estados da região sul articulam ações para melhorar as condições das ferrovias da Malha Sul. Uma série de agendas em Curitiba, nesta quinta-feira (4), contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza.
* Instituído no recente encontro do Consórcio de Integração Sul-Sudeste, o Grupo de Trabalho da Malha Ferroviária dará início à uma proposta de estudo sobre a demanda da Malha Sul baseada no traçado existente para ser apresentado ao Ministério dos Transportes.
* “Temos a necessidade de melhorar a logística férrea para a exportação dos nossos produtos e importações que vão servir ao nosso setor produtivo. Entendemos que, de maneira articulada, com os três Estados agindo em conjunto, vamos ter melhores condições de atingir esse objetivo”, complementou o vice-governador.
* A Malha Sul possui 6,5 mil quilômetros e abrange RS, SC, PR e SP. Só no RS, dos 3,2 mil quilômetros de linhas e ramais ferroviários, cerca de 1,5 mil estão desativados ou suspensos.
* Está agendada reunião do grupo com o Ministério dos Transportes, em Brasília, no dia 14 de maio.
* Um dos principais benefícios da qualificação das ferrovias será o transporte de grãos. Segundo a Emater, a atual colheita vem tendo produtividade na média ou acima nas principais culturas de verão.
* 50% dos 132.688 hectares de arroz estão colhidos. Com expectativa de rendimento médio em torno dos 8.000 kg por hectare, municípios como São João do Polêsine e São Vicente do Sul superam os 9.000 kg/ha.
* No caso do arroz, o bom resultado das lavouras vem combinado com um preço pago ao produtor em torno de R$ 98. A média histórica no Estado para o período, o pico da safra, é de R$ 70.
* Cerca de 20% da área de soja encontra-se colhida. Na região são 1.057.422 hectares. A expectativa inicial de produtividade média era de 3.269 Kg/ha, o que tem se confirmado.
* Na maior parte do Estado, onde as chuvas foram adequadas, a produtividade média poderia ter alcançado resultado histórico se não fosse pela significativa incidência da ferrugem asiática. A região central tem sido, pelo menos desde o final de dezembro, a que apresenta maior incidência dos esporos da doença.
* Ano de escolha de diretores nas escolas municipais, a Secretaria Municipal de Educação deu início ao curso Aperfeiçoamento em Liderança e Gestão Educacional aos trabalhadores da pasta.
* A formação é pré-requisito para servidores que pretendem se colocar à disposição para o processo marcado para outubro.
* O programa Emprega Santa Maria ganhou em site, apresentado nesta quinta-feira (4) pela Secretaria de Desenvolvimento Social. O endereço é www.santamaria.rs.gov.br/emprega
* Entre as funcionalidades do site estão a oferta de cursos presenciais e online, visualização das vagas disponíveis nas empresas parceiras e no Sine, informações sobre os próximos feirões de oportunidades do programa e possibilidade de retomar os estudos via EJA ou Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja).
* Nos próximos dias também estará habilitada a aba para criação de currículos, com um item que o oferece a empresas parceiras.
* A Festa do Peixe, Pão e Vinho no distrito da Boca do Monte será no próximo sábado (13) e domingo (14). Será no espaço anexo ao Valdir’s Bar, na Rua João Éden.
* Com apoio da Prefeitura, o evento oferece produção gastronômica e artesanal da região e shows musicais. Confira a programação.
Algo a ser observado porque existe a possibilidade de mudar o rumo das ferrovias no pais. Chineses (com parceria tupiniquim) irão construir a ferrovia Intercidades entre São Paulo e Campinas. Trem de passageiros.
‘[…] cerca de 1,5 mil estão desativados ou suspensos.’ Maior probabilidade é que não existe demanda. É cultural, maioria acha que criando oferta a demanda surge. Não é assim na maioria dos casos. Investimento supõe geração de caixa futuro.
‘“Temos a necessidade de melhorar a logística férrea para a exportação dos nossos produtos e importações que vão servir ao nosso setor produtivo.’ O que um veterinário entende de logistica?
Segundo escalão debatendo ferrovias é sinal que não tem importancia e nada deve sair dali.