
Por Claudemir Pereira
Ouvido pelo site, o reitor da UFSM, Paulo Burmann, informa que as articulações e a troca de mensagens entre os reitores começaram ontem à noite. Até que, no que pode se considerar uma reunião virtual, chegou-se ao consenso e à Nota divulgada agora há pouco, em apoio às medidas restritivas propostas pelo governo de Eduardo Leita para o enfrentamento da pandemia de coronavírus nesse momento especial no Rio Grande do Sul. Confira a íntegra do documento enviado ao Palácio Piratini:
“Nota de apoio ao enfrentamento da pandemia do coronavírus
As universidades públicas e institutos federais públicos do Rio Grande do Sul, que subscrevem esta nota, com base nos indicadores epidemiológicos, no agravamento da pandemia e na saturação do sistema de saúde, vêm a público reiterar seu apoio às medidas tomadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Reiteram, também, sua confiança na ciência, nos pesquisadores, em todos os profissionais, especialmente nas equipes de saúde, que responsável e incansavelmente vêm atuando no combate à pandemia da Covid-19.
Por confiarem na ciência, reforçam a importância da vacina e apelam às lideranças para que ampliem sua luta por uma campanha de vacinação para todos, no tempo mais breve possível.
Enquanto isto não acontecer, usar máscaras, manter distanciamento, não aglomerar e manter as medidas de higiene recomendadas são as medidas que tem ajudado no combate ao novo coronavírus.
Porto Alegre, RS, 22/02/2021
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)
Instituto Federal Farroupilha (IFFar).”
Obviamente tem importância zero. Só mostra que os vermelhinhos estão abraçados com o tucanato e a imprensa acéfala.