Por Maiquel Rosauro
O mais conhecido influenciador político de Santa Maria está de casa nova. Luis Henrique Oliveira – Barbudinho divulgou uma “Carta Aberta ao PDT”, na noite desta quinta-feira (4), na qual se despede da legenda. O Site apurou que ele se filiou ao PSOL.
No comunicado, Barbudinho relata o trabalho que desenvolveu na sigla, agradece a lideranças do partido e lamenta o fato de o PDT ainda fazer parte do governo de Eduardo Leite (PSDB).
“Lamento profundamente que depois de toda contribuição partidária e militante, especialmente nas redes sociais, o partido que considerei minha casa não tenha compreendido a relevância da era digital e até mesmo menosprezado meu trabalho que para tantos outros é referência”, diz Barbudinho em trecho da carta.
O influenciador ganhou fama nacional em 4 de março de 2016, dia em que ocorreu a condução coercitiva do então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Enquanto uma repórter da Globo News entrava ao vivo, em Brasília, para falar sobre o assunto, o rapaz interrompeu a jornalista segurando uma folha onde se lia “Mansão dos Marinho Paraty”.
A repercussão foi instantânea, rendendo matérias em veículos de imprensa do Brasil inteiro (menos na Globo, óbvio). Aquela foi a primeira vez que o caso da polêmica mansão da poderosa família Marinho, em Paraty, era divulgado na maior emissora de televisão do país.
À época, Barbudinho era estudante de Marketing e assessor do então deputado federal Paulo Pimenta (PT). A fama repentina incentivou que o jovem fizesse outras intervenções pacíficas durante as transmissões da Globo. Ainda em 2016, ele concorreu a vereador pelo PT e conquistou 1.236 votos, ficando como terceiro suplente.
No ano seguinte, o rapaz surpreendeu ao anunciar sua saída do PT e ingresso no PDT, sob intermédio do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT), à época presidente estadual da sigla. Em fevereiro do ano passado, o influenciador integrou a seleta lista de convidados que participou de um encontro com Lula e a primeira-dama Janja da Silva no Palácio do Planalto. O encontro também teve a presença de artistas simpáticos ao governo petista.
Outubro
Conforme o Site apurou, há possibilidade de Barbudinho estar presente nas urnas em outubro – falta definir a qual cargo ele irá concorrer. A chegada do influenciador ao PSOL passa por uma articulação da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL).
Abaixo, leia o comunicado divulgado por Barbudinho:
CARTA ABERTA AO PDT
Em 2017 ingressava nas fileiras trabalhistas com muito entusiasmo e cheio de vontade de ser reconhecido pelo meu trabalho. Com muito sacrifício fui um dos responsáveis pela maior mobilização nas redes sociais e co-fundador da maior página de apoio de Ciro Gomes à presidência. Trilhei caminhos que só me enchem de orgulho ao lado de figuras que levarei para o resto da vida.
Pelo PDT, na eleição mais importante dos últimos tempos do nosso país, fui o ativista digital que mais proporcionou conteúdo e engajamento do campo progressista ao candidato MENOS PIOR na eleição do Rio Grande do Sul e protagonista dos 2 maiores vídeos virais da eleição. Na campanha do Lula, fui reconhecido como um dos maiores criadores de conteúdo da região sul do país e posteriormente sendo o único pedetista convidado a ingressar à Frente dos Influenciadores pela Democracia. São 7 anos de militância e tenho certeza que deixo um marco no digital, mesmo que muitos não saibam da metade dos meus feitos ou ainda tenham dificuldade em reconhecê-los.
Meu muito obrigado ao ministro @carloslupi, à minha amiga @juliana.brizola , aos deputados @pompeodemattospdt e @afonsomottaoficial , ao professor @pauloburmann, ao meu querido prefeito @joaoluizvargas12 e a minha madrinha querida @luci.tiadamoto, aos grandes companheiros que admiro, @cirogomes , @lauribernardesporai , @leonardobritto12 pelos anos de aprendizado e companheirismo, mas chegou o momento de concluir este ciclo.
O PDT ainda fazer parte do governo Eduardo Leite, me dá náuseas e repulsa para não precisar dizer o que todo mundo já sabe, ou para não constranger dezenas de amigos que cumprem papéis na administração estadual.
Lamento profundamente que depois de toda contribuição partidária e militante, especialmente nas redes sociais, o partido que considerei minha casa não tenha compreendido a relevância da era digital e até mesmo menosprezado meu trabalho que para tantos outros é referência.
Seguirei combatendo bravamente a extrema direita e jamais compactuarei com alianças com o neofascismo.
Que o PDT jamais perca sua essência e protagonismo e nunca esqueça de valorizar sua juventude.
@barbudinhoo
Este procura uma ‘boquinha’ para chamar de sua.