Por Maiquel Rosauro
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para chuva intensa, vento forte, descargas elétricas, risco de granizo e alagamentos em praticamente todo o território gaúcho. Na noite desta segunda-feira (29), o órgão informou que há risco de cheia no Rio Jacuí, no entorno de Dona Francisca.
Pelo menos nove municípios da região suspenderam aulas em razão dos estragos nas estradas do interior, o que prejudica o transporte escolar. Outros, como São Martinho da Serra, já preparam um local para desabrigados. Em São Gabriel, até a noite desta segunda (29), três famílias tiveram que ser retiradas de suas casas devido à enchente do Rio Vacacaí.
Abaixo, confira notas divulgadas pelos municípios até a noite desta segunda (28):
Agudo
A Prefeitura cancelou as aulas nas escolas municipais, nesta terça-feira (30). De acordo com o prefeito Luís Henrique Kittel (PL), a decisão foi tomada após uma análise cuidadosa da situação climática e das condições das estradas rurais.
“Nossa prioridade é sempre a segurança dos nossos alunos. Diante das condições adversas provocadas pelas fortes chuvas, optamos por cancelar as aulas para evitar qualquer risco durante o transporte escolar”, declarou Kittel.
Nas creches de Agudo, as aulas seguem normais nesta terça (30).
Pinhal Grande
As aulas no turno da manhã, nesta terça (30), foram canceladas devido às fortes chuvas que danificaram algumas estradas. “O transporte escolar encontra-se impossibilitado de transitar em diversos pontos, o que compromete a segurança dos nossos estudantes e profissionais da educação”, diz nota da Prefeitura de Pinhal Grande.
Faxinal do Soturno
A Prefeitura informa que estão suspensas as aulas nas escolas municipais e estaduais, nesta terça (30), em razão dos estragos nas estradas do interior.
“A decisão é tomada em razão dos altos índices de chuvas registrados nas últimas horas, com a previsão de mais precipitações ao longo da terça-feira”, diz nota do Poder Executivo de Faxinal do Soturno.
Ivorá
A Prefeitura suspendeu as aulas nas escolas municipais, nesta terça (30).
Nova Palma
A Prefeitura divulgou um alerta solicitando que moradores de áreas de risco redobrem a atenção nesta terça (30). A Prefeitura e a Defesa Civil vão monitorar o nível do Rio Soturno e do Arroio Portela. A preocupação é de que o volume de ambos transborde de seus leitos e a água atinja ruas ribeirinhas e residências.
“A Defesa Civil Municipal orienta os moradores, caso esse cenário de inundações e desmoronamento ocorra, a levantar os móveis, retirar de casa documentos e pertences pessoais, priorizando sempre a vida humana, e procurar a casa de familiares e amigos ou algum abrigo seguro no município”, diz nota da Prefeitura de Nova Palma.
Novo Cabrais
As aulas nas escolas municipais foram suspensas nos dois turnos nesta terça (30).
Paraíso do Sul
Prefeitura cancelou as aulas nas escolas do interior do município, nesta terça (30), devido a situação das estradas.
Caçapava do Sul
Prefeitura solicitou que moradores do interior, próximo a rios que costumam ter grandes cheias, tenham atenção, assim como aqueles que moram em locais com riscos de deslizamento de terra. Há possibilidade de enchente do Rio Camaquã.
Formigueiro
Prefeitura informou que não haverá transporte escolar nesta terça-feira (30). Apenas duas instituições de ensino municipal terão aulas normais.
São Gabriel
O Rio Vacacaí subiu 1,5 metro em dois dias. Pelo menos três famílias já saíram de casas alagadas na região ribeirinha, em São Gabriel.
A Defesa Civil interrompeu o trânsito de veículos (leves e pesados) próximo à ponte do Rio Vacacaí; o trecho inicial da Rua Manoel Antônio de Macedo, principal via de acesso ao bairro Bom Fim, está completamente alagado. A rua que também dá acesso para as sedes sociais da Caixa, Médicos e Frigorífico Vanhove também está interrompida.
São Vicente do Sul
Prefeitura cancelou as aulas nas escolas municipais nesta terça (30).
São Martinho da Serra
A Prefeitura informa que, em decorrência do excesso de chuvas, está recebendo os desabrigados no Ginásio Municipal. Além disso, nas escolas municipais, as aulas foram canceladas nesta terça (30).
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.