DestaquePolítica

BASTIDORES. O novo projeto sobre o salário dos vereadores e os meses multicoloridos da Câmara

Aprovado projeto que cria campanha contra câncer de colo do útero

(COLUNA ATUALIZADA ÀS 8H08MIN DO DIA 20 DE MAIO
PARA INSERIR DADO SOBRE A LEI MUNICIPAL 6882/2024)

Por Maiquel Rosauro

A véspera de feriado foi quente na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Valdir Oliveira (PT), Tubias Callil (PL) e Werner Rempel (PCdoB) cobraram forte a Mesa Diretora sobre a criação do Projeto de Lei 9795/2024, protocolado na quarta-feira (15), o qual determina que na próxima legislatura o salário dos edis será de R$ 12.543,72 (mesmo valor pago atualmente, conforme ficou definido na Lei Municipal 6882/2024). A Mesa protocolou a proposta sem consultar os demais vereadores, o que gerou revolta. Na terça (14), a Direção da Casa já havia derrubado o projeto que concederia aumento real entre 2025 e 2028.

Em uma reunião a portas fechadas, com sessão suspensa, na Sala da Presidência, os vereadores lavaram a roupa suja. Para apaziguar os ânimos, foi combinado que todos os 21 parlamentares posariam para uma foto juntos, no Plenário, e a Câmara divulgaria uma nota à imprensa informando que o PL 9795/2024 foi uma decisão consensual de todos os vereadores.

Porém, a rusga, aparentemente, desceu para o Plenário, pois não teve foto dos 21 vereadores. Para resolver o problema, a Comunicação da Casa divulgou uma foto de arquivo onde a maioria dos parlamentares está sorrindo. Clique aqui para ler a nota divulgada pela Câmara.

Nota publicada no site da Câmara de Vereadores de Santa Maria, nesta quinta (16). Foto Reprodução

Março Lilás
Na sessão desta quinta (16), os vereadores aprovaram o PL 9765/2024, de Alexandre Vargas (Republicanos), que cria o Março Lilás. A iniciativa busca promover a campanha de prevenção do câncer de colo do útero.

O lilás é uma cor requisitada no município. A Lei 6537/2021 determina o Janeiro Lilás como o Mês da Visibilidade Trans. Já a Lei 6393/2017 instituiu o Agosto Lilás, que chama atenção para a violência contra a mulher.

Amarelo, laranja e roxo
O mês de maio, pelo menos em teoria, é dedicado a três importantes campanhas no município. A Lei 5888/2014 instituiu o Maio Amarelo, com foco nas ações preventivas de redução de acidentes de trânsito.

A Lei 6791/2023 criou o Maio Laranja, que atenta para a importância da conscientização, prevenção, orientação e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Por fim, a Lei 6377/2019 criou o Maio Roxo, que chama atenção para a fibromialgia.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo