DestaqueSanta Maria

CHUVA. Santa Maria: Estado de Calamidade Pública

Decreto assinado na noite de sexta, segue medida tomada pelo Palácio Piratini

Decreto segue medida tomada pelo Governo do Estado em função dos efeitos das fortes chuvas (Foto Marcelo Oliveira/Prefeitura)

Por Gabriel Marques (com Foto de Marcelo Oliveira) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Santa Maria, através do Decreto Executivo Nº 82, de 3 de maio de 2024 (leia a íntegra, no final desta nota), declara o estado de calamidade pública devido às tempestades e chuvas intensas no Município. A publicação segue o estabelecido na Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade) sob o código 1.3.2.1.4. O decreto publicado, que tem valide de 180 dias, está em conformidade com a portaria nº 260/2022 do Ministério de Desenvolvimento Regional.

As fortes chuvas ultrapassaram os 600 milímetros desde segunda-feira (29) deixando um rastro de destruição em diferentes regiões e no interior de Santa Maria. Por conta da enxurrada, o Município já registrou cinco mortes e cerca de 270 famílias estão desalojadas. Diversos trechos das rodovias que ligam Santa Maria às outras cidades do Rio Grande do Sul estão bloqueados por conta das avarias no asfalto, queda de pontes ou ficaram intransitáveis devido à elevação dos níveis dos rios.

Além de Santa Maria, outras cidades sofrem os danos da enxurrada o que levou ao Governo do Estado a decretar estado de calamidade pública, nesta quarta-feira (1º).

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Falta de energia ninguem menciona, mas afeta muitos lugares. Na zona rural é bastante importante. Ouvi falar em Silveira e Ivorá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo