Por Pedro Pereira (com Foto de Ana Alícia Flores) / Da Agência de Notícias da UFSM
Conforme anunciado em reunião aberta realizada na quinta-feira (23), no auditório do prédio 18 do campus sede, um novo calendário acadêmico de 2024 será reformulado apenas após o fim da greve dos servidores técnico-administrativos e dos docentes. A ideia inicial era de que fosse debatida uma sugestão de cronograma com a comunidade mas, a pedido da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), com o apoio da Associação dos Servidores (Assufsm) e do Diretório Central das e dos Estudantes (DCE), a definição foi adiada.
Para conversar com os presentes e com os mais de 400 espectadores que acompanharam a reunião virtualmente, estiveram presentes o reitor Luciano Schuch, o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, e o pró-reitor de Extensão, Flavi Lisboa Filho. Formulada a proposta de calendário, cabe ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) votar em uma reunião extraordinária.
Em respeito aos pedidos da comunidade por novidades, Schuch explica: “dada a situação, vivemos um momento de calamidade, juntamente com a greve; a decisão no Cepe será feita posteriormente, quando tivermos outras definições”. Além disso, o reitor evidenciou a importância da pesquisa e do trabalho das universidades neste período trágico da história do Rio Grande do Sul.
Em função das fortes chuvas que atormentam o estado, as atividades acadêmicas da UFSM foram inicialmente suspensas na manhã do dia 30 de abril, junto das atividades administrativas, quando o campus sede precisou ser evacuado. Desde então, a instituição seguiu comunicando atualizações acerca da paralisação e trabalhando em busca de retomar o funcionamento de forma regular.
Desta forma, a UFSM seguirá trabalhando com base nas alterações feitas na instrução normativa Nº 007/2024, que consistem no seguinte cronograma, iniciado na segunda-feira (20):
• Semana de 20 a 24 de maio – atividades que podem contar como aula, ações de acolhimento
• Semana do dia 27 a 31 de maio – aulas e todos os tipos de atividades acadêmicas menos avaliações
• A partir de 3 de junho – retorno de todas as atividades acadêmicas (incluindo avaliações)
As mudanças têm como objetivo promover o retorno gradual dos estudantes aos campi de Santa Maria e Cachoeira do Sul, levando em conta a situação catastrófica que o Rio Grande do Sul vive desde o fim do mês de abril. Estudantes que não comparecerem às aulas e demais atividades acadêmicas não sofrerão faltas, mediante justificativa. A gravação completa da reunião pode ser conferida aqui.
Programa Solidária e Cidadã
Implementado através da instrução normativa Nº 02/2024 da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), o programa “UFSM Solidária e Cidadã” nasceu com a missão de viabilizar o registro de ações de extensão com foco no combate à situação de calamidade pública existente no estado. A iniciativa fomenta a criação de mais propostas, uma vez que permite o registro de mais ideias e gera certificados às pessoas que contribuírem.
A partir da disponibilidade orçamentária, entre os benefícios dos participantes estão a concessão de materiais para a execução do trabalho, auxílio no deslocamento para a realização das atividades, contratação de seguro individual para acadêmicos, entre outros eventuais suportes necessários. Até o momento, mais de 2 mil peças de roupas, mais de 1.500 litros de água, mais de 900 kg de alimentos e mais de 800 itens de material de limpeza foram arrecadados e distribuídos pela universidade, através da PRE.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.