Da Critério Assessoria / Com fotos de Acervo Pessoal
O ano é 1994. Em meio às comemorações do tetracampeonato mundial da seleção brasileira de futebol, um assassinato no subúrbio da cidade de Santa Maria quase passa despercebido. O crime vai cruzar novamente os caminhos de dois amigos de infância: um deles, advogado; o outro, suspeito do assassinato.
Essa é a história de “Dois Caminhos”, o sétimo livro de ficção do advogado Daniel Tonetto, publicado pela Avec Editora. O lançamento com sessão de autógrafos acontecerá na próxima terça-feira (4) em Santa Maria, das 10h às 20h, na sede da Associação de Professores Universitários de Santa Maria (Apusm), localizada na Avenida Nossa Senhora das Dores, 791. Durante a tarde, entre 13h e 17h, haverá o sistema drive-thru, para quem quiser adquirir a obra sem sair do seu carro.
Advogado criminalista, professor e escritor, Daniel Tonetto escreve o que vive e vive o que escreve. A experiência de mais de 20 anos como advogado criminal e a sua atuação em mais de 250 júris de homicídios fazem com que a escrita do membro da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL) aproxime o leitor do mundo criminalista de forma precisa e objetiva, sem dificuldades a quem não faz parte desse universo.
“Sem a experiência nos tribunais, eu não conseguiria passar para os leitores os processos, como funciona a audiência, o drama das famílias da vítima e do réu”, comenta Tonetto, que nasceu em São Sepé e vive há muitos anos em Santa Maria, tendo recebido o título cidadão do município pela Câmara de Vereadores.
Os hábitos que formam o escritor
A influência para Daniel ingressar nos tribunais veio do avô. “Ele adorava o tribunal do júri e, desde pequeno, me levava para acompanhá-los”, lembra. Sua mãe, formada em Filosofia, foi quem incentivou o hábito da leitura – e, por consequência, o da escrita. Diariamente, Daniel separa uma hora e meia do início da sua manhã para ler e escrever. É nesse momento que ele, acompanhado por uma xícara de chá, traz vida a seus personagens e histórias.
Viajar o mundo também é uma fonte de inspiração para o escritor, que gosta de visitar lugares onde foram ambientadas obras escritas por suas referências literárias. Em Cartagena das Índias, na Colômbia, mergulhou na história de “Amor nos Tempos do Cólera”, de Gabriel García Márquez. Em Nápoles, na Itália, conheceu as ruas por onde passaram os personagens da escritora Elena Ferrante. Tonetto destaca ainda referências como Isabel Allende, Mario Vargas Llosa, Thomas Mann e o autor de thrillers policiais Sidney Sheldon.
Literatura e solidariedade, lado a lado
As enchentes que atingiram grande parte do Rio Grande do Sul fizeram com que o lançamento do livro fosse readequado. Em uma ação social idealizada por Tonetto com o apoio da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria, dois quilos serão doados a cada livro vendido nos eventos de lançamento.
Para o escritor, o momento de crise sem precedentes que atravessa o Rio Grande do Sul pede união. “Conheço muitas famílias que perderam tudo. Então, em parceria com a Apusm, vamos fazer esta ação. Tenho a convicção de que a literatura caminha junto com a solidariedade”, afirma.
Serviço
O quê: Lançamento do livro “Dois Caminhos”, de Daniel Tonetto, publicado pela Avec Editora
Onde: Sede da Apusm – Avenida Nossa Senhora das Dores, 791, bairro Nossa Senhora das Dores, Santa Maria
Quando: 4 de junho (terça-feira), das 10h às 20h, com drive-thru das 13h às 17h
Quanto: R$ 40,00
Onde comprar: No lançamento e também nas livrarias Santos, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a partir de junho. Em breve, estará disponível em livrarias virtuais
Numa cidade onde as pessoas se autointitulam ‘formadoras de opinião’, ‘lideranças’ ou até ‘forças vivas’ (as patotinhas) o autor é um representante adequado da ‘intelligentsia’ local.