LUNETA ELETRÔNICA. Lula na cidade, deslizamento mata mãe e filha na “Canário”, Câmara sem sessão
Pouca água nas torneiras de Santa Maria, escolas e universidades sem aula...
Por Paulo André Dutra
* No início da noite, em ligação ao governador Eduardo Leite, o presidente Lula anunciou que estará em Santa Maria nesta quinta-feira (2) para acompanhar as ações contra os efeitos da chuva.
* Além de Pimenta, devem vir o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
* Na ligação, Lula garantiu que não faltará efetivo para o apoio às ações. Eles devem embarcar às 7 horas em Brasília, direto a Santa Maria, se as condições climáticas permitirem.
* Deslizamento de terra no Morro Cechella sobre a Vila Canário, no Itararé, vitimou duas mulheres no início da tarde de quarta-feira (1). São mãe e filha, de 45 e 17 anos.
* Conforme a Defesa Civil, houve o desprendimento de pedra no topo do morro, que arrastou árvores e demais pedras. Três casas foram atingidas. Buscas por possíveis novas vítimas continuavam no final da tarde.
* Toda a área do entorno foi evacuada. Aos menos 10 pessoas moradoras do local receberam abrigo na Igreja Santa Catarina.
* Com construções ao pé do morro, a região no entorno era monitorada, considerada área de risco pela Defesa Civil.
* Na atualização das 19h30min sobre as ações da Defesa Civil, a Secretaria de Comunicação informa a distribuição de 2,3 mil metros de lona, 35 pessoas desalojadas, 90 desabrigados, dois feridos e 159 atendimentos no total.
* O Corpo de Bombeiros contabiliza, até o momento, 123 pessoas salvas e 22 animais resgatados em Santa Maria e região.
* Risco hidrológico/movimento de massa registrados no Arenal (entre Santa Maria e São Sepé), Ponte do Arroio Wolf (Distrito Santo Antão), Travessa Fernandes Vieira (Bairro Carolina) e Ponte da localidade de Quilombo (Distrito Boca do Monte).
* Abril encerrou-se com 565 milímetros de chuva em Santa Maria, quase quatro vezes a média histórica mensal. Nas últimas 72 horas, foram 450 mm.
* Segundo o Inmet, Santa Maria teve o quarto maior volume de precipitação do Brasil no último dia de abril.
* O alerta vermelho (grande perigo) para acumulados de chuva vai até as 8 horas de quinta-feira (2).
* Por causa da elevação do nível do Rio Ibicuí, as bombas que fazem a captação de água para a cidade foram desligadas, informaram Prefeitura e Corsan no final da tarde. Com isso, o abastecimento fica ainda mais comprometido.
* Por enquanto, a captação vem sendo feita apenas da Barragem do DNOS, responsável por 30% do abastecimento.
* “Devido à baixa captação, a Corsan segue realizando manobras na rede para que todos os bairros sejam abastecidos de forma alternada até que seja possível normalizar todo o sistema”, diz a nota.
* Não haverá aulas nas escolas das redes municipal e estadual na quinta (2) e sexta-feira (3). UFSM, UFN e grande parte das escolas privadas tiveram a mesma iniciativa, frente à possibilidade de ainda mais chuva.
* A Câmara de Vereadores também terá as atividades suspensas pelos próximos dois dias, o que inclui a sessão plenária desta quinta-feira. Confira a nota.
* Na Casa de Saúde, os atendimentos no ambulatório de especialidades não serão realizados nesta quinta-feira (2).
* Às 17h30, a Defesa Civil Estadual atualizou o balanço das enchentes.
* São 114 municípios afetados, 1.072 pessoas em abrigos, 3.416 desalojados, 19.110 pessoas afetadas e 11 feridos. Dez pessoas perderam a vida.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.