LUNETA ELETRÔNICA. Mais reservatórios públicos, as ações nos cemitérios e reconstrução que não para
Distribuição de ipoclorito de sódio, as estradas e a conectividade prejudicada
Por Paulo André Dutra
* A Vigilância em Saúde do município está distribuindo hipoclorito de sódio 2,5% para a população de áreas afetadas pelas enchentes. A substância é utilizada para limpeza e desinfecção, bem como para purificar a água para consumo humano.
* A purificação da água deve ser feita antes da utilização da mesma para qualquer fim, seja para beber, para cozimento de alimentos, ou mesmo para a higienização de legumes, verduras, frutas e hortaliças.
* Mais dois reservatórios de água potável com capacidade para 5 mil litros estão sendo instalados pela Corsan. Ficarão no Monte Bete (Nova Santa Marta) e na Quadra 36 (Tancredo Neves).
* Na quarta-feira (8), a companhia havia anunciado três: Passo das Tropas, do Bairro Lorenzi e do distrito de Arroio Grande. Nas estruturas, a população pode encher seus vasilhames e levar para casa.
* O conserto de uma das tubulações rompidas está em fase final, informou a Prefeitura no final da manhã de quinta-feira (9). O dia foi de testes pelas equipes.
* 82% da cidade está recebendo água. Os bairros mais prejudicados são justamente os da região oeste: Tancredo Neves, Nova Santa Marta, Parque Pinheiro Machado, Boi Morto e Juscelino Kubitscheck e a Vila Jockey Club.
* Sobre isso, o deputado Valdeci Oliveira esteve reunido com a superintendência da Corsan em Santa Maria nesta quinta-feira.
* Na programação das ações de limpeza pública, ainda com foco dos locais prejudicados pela chuva, entraram os cemitérios municipais. Afinal, domingo é Dia das Mães.
* Corte de grama, retirada de resíduos e limpeza em geral ocorrem nos cemitérios São Marcos, Jardim da Saudade, Campestre do Menino Deus, Pau a Pique e Ecumênico Municipal desde o início da semana.
* No interior do município, ainda há muita coisa a ser resolvida. No distrito de Arroio Grande, está em andamento a recuperação das estradas do Arroio Lobato, de Três Barras e dos Minellos.
* Nesta quinta-feira (9), equipes realizam o empedramento, o patrolamento e a compactação para recuperar as estradas de São Sebastião, Bela Vista e Paulo Fernandes (Arroio do Só), no Corredor dos Periquitos (São Valentim), e na estrada do Pavão (Santa Flora).
* Mais: estradas Eduardo Duarte, Paulo Brilhante e Amaro Luiz D’Ávila além da construção de bueiro na estrada Marciano Flores Mendonça (Pains); Ponte do Lageadinho e estrada Parada Link (Boca do Monte).
* Todas as rotas de fibra ótica foram restabelecidas, informa a Prefeitura, e estão em pleno funcionamento.
* Porém, os principais datacenters do Estado ficam em Porto Alegre e foram desligados.
* Com isso, 220 municípios estão com a conectividade prejudicada, incluindo Santa Maria. Resultado: instabilidade e indisponibilidade de sinal de internet e telefonia móvel.
Fotos obviamente encenadas são muito comicas, muito decada de 50. No mais, adutoras continuarão no mesmo lugar. Não é problema imediato, tem seca no final do ano. Alas, quando recomporem a que rompeu de novo, quanto tempo leva para arrumar as outras duas? Amanha?