Arquivo

Meio Ambiente. Deputado petista acha possível implantar um curso técnico na boca do monte

Confira material enviado por Marcelo Nepomuceno, da assessoria de imprensa do deputado estadual petista, Fabiano Pereira:

 

“Deputado Fabiano destaca possibilidade de implantação de Curso Técnico em Meio Ambiente em Santa Maria

A preocupação de municípios da Região Central quanto à necessidade de qualificação de seus quadros com profissionais capacitados ao exercício da fiscalização ambiental foi o tema da reunião (na foto, de Marcelo Nepomuceno, a delegação regional com o deputado) realizada na manhã desta sexta-feira (10), em Porto Alegre, com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SEEP/MEC), Eliezer Pacheco.

No encontro, o diretor-geral do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Canrobert Kumpfer Werlang, apresentou uma proposta da instituição para sediar o curso, na própria cidade de Santa Maria. Segundo Werlang, seria necessária liberação de cinco docentes, que dariam as aulas às sextas e sábados em um curso que teria a duração de 2 anos.

De acordo com o deputado Fabiano Pereira, que participou do encontro a implantação de um Curso Técnico em Meio Ambiente na região se dá a partir da necessidade de os médios e pequenos municípios, em especial, se adequarem à Resolução Nº 04 de 2000 do Conselho Estadual de Meio Ambiente que confere a essas cidades a competência para a realização de licenciamentos ambientais de menor impacto. “Em um futuro próximo, o comércio nacional e mundial será condicionado pela correta abordagem das questões de ordem ambiental, assim como já ocorre, por exemplo, com as barreiras sanitárias. Diante dessa perspectiva, a disponibilização desse curso de Técnico em Meio Ambiente em Santa Maria seria estratégico para suprir essa já identificada carência deste tipo de profissional nos quadros de servidores estáveis dos municípios da região central”, ponderou Fabiano.

A prefeita de Tupanciretã e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Águas da Serra (CONDESAS), e o prefeito de Júlio de Castilhos e presidente da Associação dos Municípios da Região Centro (AMCENTRO), João Vestena, reiteraram a urgência da implantação do curso, a medida que a resolução já está em vigor o implica em mais custos aos municípios que não dispõem de quadros especializados.

O Secretário Eliezer Pacheco informou que já na próxima semana estará reunido com o reitor da UFSM, Clóvis Lima, no sentido de estabelecer a melhor forma de implantação desse curso que poderá ter início já em 2008. Escola Técnica de Júlio de Castilhos

Eliezer Pacheco também assegurou para março de 2008 o início das aulas da Escola Técnica de Júlio de Castilhos. Em dezembro desse ano será realizado o concurso para a contratação de pessoal e de professores que atuarão na unidade.

Também participaram do encontro o prefeito de Itaara, Roni Carnieletto, o vice-prefeito de São Martinho da Serra, Roque Farias, o secretário de Agricultura de Dilermando de Aguiar, o vice-prefeito de Dilermando de Aguiar, Jaime da Silva, o Secretário de Agricultura de Quevedos, Mauro Daniel, a deputada federal Maria do Rosário e o coordenador executivo do CONDESAS, José Antônio Gomes

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo