MEMÓRIA. Morre Paulo Tadeu Cavalheiro, médico cardiologista e professor aposentado pela UFSM
Curso de Medicina divulga ‘Nota de Pesar’ pela morte do seu ex-docente
Por José Mauro Batista (com Foto de Reprodução) / Editor do site Paralelo 29
O médico cardiologista Paulo Tadeu Romagna Cavalheiro, de 75 anos, morreu ontem, sexta-feira (24), no Hospital São Francisco da Santa Casa, em Porto Alegre. Cavalheiro foi professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e trabalhou como médico na cidade.
Ele estava internado havia três semanas na capital gaúcha por conta de uma leucemia. O médico deixa a mulher, Marlei Cavalheiro, e os filhos Ana Paula e Marcos, além da nora Michele, os netos Diego, Carolina e Laura, e uma bisneta, Aurora.
Formado em Medicina pela UFSM no ano de 1972, era especializado em Cardiologia pelo Hospital de Clínicas em São Paulo, O curso de Medicina da UFSM, onde Cavalheiro lecionou por anos, divulgou nota de pesar pelo falecimento do cardiologista e professor (veja abaixo).
Músico nos tempos de juventude
Nos tempos de juventude, Paulo Tadeu Cavalheiro tocou trompete em grupos musicais de santa Maria, nos anos 60, conforme lembra o amigo Rogério Rocha Lobato, publicitário e também professor aposentado da UFSM.
Cavalheiro começou tocando na Banda Marcial do Maria Rocha. Depois, tocou no Flamingo´s e no Timbaia, que também tinha em sua formação o médico e ex-deputado federal Alceste Almeida, que morreu em um acidente de trânsito em dezembro de 2021, em Caracaraí, no Sul de Roraima.
“No Mugs (outro conjunto musical da época), fazia com seu pistom um naipe com Beto Biazus, no safone, e Luiz Antônio, no barítono. Única, na época, com três sopros”, recorda Lobato.
Nota do Curso de Medicina da UFSM
“Com pesar recebemos a notícia do falecimento do Professor Paulo Tadeu Romagna Cavalheiro. Exerceu suas atividades docentes como professor de semiologia no departamento de clínica médica com maestria.
Dedicado, exigente, primava por uma técnica semiológica detalhada e realizada com habilidade e conhecimento, estimulando o raciocínio clínico.
Ensinava a importância da anamnese e do exame físico para o diagnóstico e a boa relação com os pacientes.
O Professor Paulo Tadeu não media esforços para ensinar, com o objetivo de proporcionar o melhor aprendizado para seus alunos.
Como colega, muito colaborou com os novos professores da disciplina orientando e auxiliando, assim como, com o departamento de clínica médica e com o curso de medicina-UFSM.
Deixa muitas boas lembranças de competência, dedicação, ética e ensinamentos que guardaremos com carinho. Nossos sinceros sentimentos de pesar a sua família. Descanse em paz.”
Despedida em Santa Maria
O corpo do médico Paulo Tadeu Cavalheiro foi velado no Parque da Memória – Crematório Santa Rita de Santa Maria – Capela A. Conforme informações do Santa Rita, ele seria sepultado às 15h deste sábado (25), no Parque da Memória.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
(*) Esse material foi publicado com a autorização do editor do Paralelo 29, dentro do acordo de parceria que une os dois sites.
Meu cardiologista desde sempre, no qual confiava firmemente. À ele minha eterna gratidão!!!!! À família meus sentimentos nesta passagem.