Por Maiquel Rosauro
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou um alerta, às 22h12min desta terça-feira (1º), prevendo uma severa inundação na Bacia do Rio Jacuí a partir do município de Dona Francisca.
“Alerta extremo: inundação severa do rio Jacuí, com elevação a partir de Dona Francisca. Procure informações junto à Defesa Civil do seu município sobre as medidas de prevenção para garantir a sua segurança em caso de inundações e alagamentos na sua cidade”, diz o alerta que tem vigência de 24 horas.
Alerta extremo: inundação severa do rio Jacuí, com elevação a partir de Dona Francisca. Procure informações junto à Defesa Civil do seu município sobre as medidas de prevenção para garantir a sua segurança em caso de inundações e alagamentos na sua cidade. pic.twitter.com/oe7ta2LlYp
— Defesa Civil RS (@DefesaCivilRS) May 2, 2024
O mapa divulgado pela Defesa Civil contempla como rota de atenção áreas nos municípios de Dona Francisca, Agudo, Restinga Sêca, Cachoeira do Sul e Rio Pardo.
Dona Francisca
A Prefeitura, em seu perfil no Facebook, informou que a barragem presente no município está segura.
“A barragem está sem problemas estruturais, mas os níveis devem se manter elevados”, informou o diretor da Usina Hidrelétrica Dona Francisca, Paulo Kafer.
Na noite desta quarta, o Município atualizou a situação das enchentes no interior. Algumas localidades estão ilhadas, sem acesso por estradas ou contato via telefone ou internet. A Prefeitura solicitou apoio dos Bombeiros e do Exército para fazer um levantamento.
Agudo
A Prefeitura divulgou, na noite desta quarta (1º), uma lista de pessoas abrigadas no Ginásio Municipal e outra com aquelas resgatadas por helicóptero.
Em um comunicado publicado mais cedo a Defesa Civil do Município informou que as pontes que passam sobre o Arroio Hermes estão interditadas e solicitou que os pedestres evitem passar sobre as pontes.
Restinga Sêca
No início da tarde desta quarta (1º), duas gestantes do Hospital São Francisco – de 36 e 18 anos, ambas com mais de 36 semanas de gestação – foram transferidas para o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), de helicóptero, devido à complexidade dos casos, que demandam atenção especializada.
A Prefeitura solicita, com urgência, doações de água potável, colchões, cobertores e mantas para os desabrigados. Na noite desta quarta (1º), o prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno (MDB), fez um levantamento das ações realizadas durante o dia.
Cachoeira do Sul
O município possui 54 pessoas abrigadas no Ginásio Derlizão. A Defesa Civil trabalha na remoção das famílias ribeirinhas.
A Prefeitura solicita doações de roupas, roupas de cama, material de higiene e limpeza e alimentação.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.