Por Maiquel Rosauro
A Prefeitura de São Martinho da Serra informa que concluiu com sucesso uma força tarefa para retirar e abrigar todas as famílias às margens do Rio Ibicuí, nas localidades de Passo do Macaco, Itaimbé e Campinas. A ação foi necessária em virtude de um alerta da Companhia Riograndense de Saneamento Básico (Corsan) sobre a possibilidade de rompimento da Barragem da Saturnino de Brito, localizada em Itaara.
O aviso da Corsan foi divulgado às 19h22min de quinta (2). A evacuação foi realizada durante a madrugada de sexta (3). Em torno de 30 famílias foram resgatadas.
Dona Francisca
A ponte que dá acesso ao município de Dona Francisca foi bloqueada nesta sexta-feira (3). “Não há conhecimento a respeito das condições de segurança da mesma”, informa a Prefeitura.
Agudo
A Prefeitura de Agudo divulgou uma nota alertando para que as pessoas não façam a travessia de barco pelo Rio Jacuí, entre o município e Dona Francisca, em razão do volume alto do rio.
Restinga Sêca
O Corpo de Bombeiros de Restinga Sêca também sugere que sejam evitadas travessias de barcos, sobretudo, próximo a pontes. Como o volume dos rios está muito alto, há risco de contato com a rede elétrica junto às pontes.
Faxinal do Soturno
O asfalto que liga Faxinal do Soturno e Nova Palma, na ERS-149, está comprometido. De acordo com informações da Brigada Militar, o trecho de cerca de 300 metros está cedendo o terreno. A orientação é que os motoristas evitem a passagem no local, inclusive cones foram colocados para sinalizar a via.
Jaguari
Levantamento da Prefeitura de Jaguari indica que 271 residências foram atingidas pelas enchentes, sendo 236 no perímetro urbano e 35 no interior. Cerca de 600 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas no município, sendo que 113 foram levadas para abrigos. Até o início da tarde desta sexta (3), o Rio Jaguari seguia com dez metros acima do nível normal.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.