DestaqueRegião

REGIÃO. Evacuações em área de barragem, pontes e estradas interditadas e ainda orientações sobre rios

Municípios do Centro do RS seguem atuando contra os efeitos da crise climática

Jaguari possui centenas de pessoas desabrigadas, com 271 residências atingidas pelas enchentes (Foto Prefeitura de Jaguari/Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

A Prefeitura de São Martinho da Serra informa que concluiu com sucesso uma força tarefa para retirar e abrigar todas as famílias às margens do Rio Ibicuí, nas localidades de Passo do Macaco, Itaimbé e Campinas. A ação foi necessária em virtude de um alerta da Companhia Riograndense de Saneamento Básico (Corsan) sobre a possibilidade de rompimento da Barragem da Saturnino de Brito, localizada em Itaara.

O aviso da Corsan foi divulgado às 19h22min de quinta (2). A evacuação foi realizada durante a madrugada de sexta (3). Em torno de 30 famílias foram resgatadas.

Dona Francisca

A ponte que dá acesso ao município de Dona Francisca foi bloqueada nesta sexta-feira (3). “Não há conhecimento a respeito das condições de segurança da mesma”, informa a Prefeitura.

Agudo

A Prefeitura de Agudo divulgou uma nota alertando para que as pessoas não façam a travessia de barco pelo Rio Jacuí, entre o município e Dona Francisca, em razão do volume alto do rio.

Restinga Sêca

O Corpo de Bombeiros de Restinga Sêca também sugere que sejam evitadas travessias de barcos, sobretudo, próximo a pontes. Como o volume dos rios está muito alto, há risco de contato com a rede elétrica junto às pontes.

Faxinal do Soturno

O asfalto que liga Faxinal do Soturno e Nova Palma, na ERS-149, está comprometido. De acordo com informações da Brigada Militar, o trecho de cerca de 300 metros está cedendo o terreno. A orientação é que os motoristas evitem a passagem no local, inclusive cones foram colocados para sinalizar a via.

Jaguari

Levantamento da Prefeitura de Jaguari indica que 271 residências foram atingidas pelas enchentes, sendo 236 no perímetro urbano e 35 no interior. Cerca de 600 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas no município, sendo que 113 foram levadas para abrigos. Até o início da tarde desta sexta (3), o Rio Jaguari seguia com dez metros acima do nível normal.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo