CIDADE. É hora da concretagem do palco na nova Praça Saldanha Marinho, em obras no centro de SM
Outras duas frentes: colocação de pedras portuguesas e o restauro do coreto
Por Diniana Rubin (com Foto de Eduardo Ramos) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
O avanço da revitalização da Praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria, segue em ritmo acelerado, principalmente pela condição climática favorável para o andamento dos serviços. O trabalho de concretagem do palco foi realizado na quinta-feira (13). Outras frentes dão continuidade à colocação de pedra portuguesa e de granito preto São Gabriel, além da restauração do coreto e do chafariz.
Equipes ainda seguiam finalizando o palco nesta sexta-feira (14), que será totalmente novo e ampliado. O espaço receberá o nome de Palco Cultural Deborah Rosa, uma justa homenagem para a artista que tinha 45 anos quando morreu. Deborah é um símbolo da cultura musical e grande incentivadora de iniciativas culturais, consagrando-se cantora e tradicionalista. Por isso, o então prefeito em exercício Rodrigo Decimo assinou em janeiro de 2023 a lei que confirma o nome da artista.
Além do trabalho realizado no piso da Praça por equipes da Construtora Jobim, segue a restauração do coreto e do chafariz. As estruturas estão recebendo pintura, essenciais para preservar esses símbolos arquitetônicos de Santa Maria. O restauro é feito por uma equipe liderada pelo professor Juan Amoretti. A Saldanha Marinho ainda receberá jardinagem.
A Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, acompanha cada etapa da revitalização da Saldanha Marinho. Por conta do andamento dos serviços e do avanço dos tapumes, desde o início do mês de fevereiro deste ano, para acessar a Saldanha Marinho, a população pode cruzar a praça entre o Viaduto Evandro Behr e a Rua Roque Calage, e também, pela Rua do Acampamento.
A reforma
A Praça Saldanha Marinho, um dos locais mais visitados e palco da realização de muitos eventos no Centro de Santa Maria, começou a ser revitalizada em junho de 2023, com a retirada do piso em frente ao Theatro Treze de Maio.
A obra é viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio. A previsão é de que obra seja concluída em até 18 meses. Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça Saldanha Marinho foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, renomada empresa que foi responsável pelo paisagismo de grandes obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.
PARA LER A ÍNTEGRA, com informações adicionais e mais imagens, CLIQUE AQUI.
Possochato vive de ‘noticiario positivo’. Como Dudu Milk, esconde a total inépcia.