CulturaDestaque

CULTURA. TV OVO lança no domingo ‘Distrite-se’, uma série de entrevistas sobre o “Distrito Criativo”

Primeiros episódios exibidos durante programação do Brique da Vila Belga

Orlando Fonseca, do comitê Ambiente Natural e Construído, é um quatro dos entrevistados por Neli Mombelli (Foto Nathália Arantes)

Por Nathália Arantes / Da Assessoria de Imprensa da TV OVO

Com enfoque na recuperação e valorização do patrimônio santa-mariense, a TV OVO lança, no próximo domingo, a série documental Distrite-se. A estreia integra a programação do Brique da Vila Belga e ocorre às 17h30, no Left Rock Bar, onde serão exibidos dois dos quatro episódios que abordam a mobilização da cidade em torno do projeto do Distrito Criativo Centro-Gare.

Ao longo de quatro entrevistas com pessoas envolvidas no projeto, a série, gravada no Empório Belga, aborda a difusão de ideias e ações que estão sendo realizadas para concretizar e fortalecer o espaço da cidade destinado ao desenvolvimento econômico sustentável.

O diretor de Distrite-se, Marcos Borba, conta ser em meio a esse território, onde o passado e o futuro da cidade se encontram, que um processo de valorização de uma identidade local vem sendo desenvolvido.

“A ideia surgiu com toda a movimentação que ocorre com Distrito Criativo, que é muito positiva para a cidade. Ficamos pensando em como a TV OVO poderia contribuir com esse processo e pensamos em fazer uma série de entrevistas mais aprofundadas sobre as dimensões que norteiam o Distrito Criativo”, conta.

É diante dessa movimentação que o nome da série foi criado, ao converter o substantivo distrito no verbo ‘distrite-se’.

“Um verbo significa ação, movimento, entre outras coisas. A ideia dessa transformação é para que todos se apropriem desse território e possam contribuir com algo. Só com esse engajamento é que o Distrito Criativo Centro-Gare vai se fortalecer e ser um embrião para outros territórios criativos na nossa cidade”, explica Borba.

Marcio Tascheto, do comitê Identidade e Recursos Culturais, é outro ouvido (Foto João Pedro Ribas)

Com condução da jornalista e professora Neli Mombelli, cada entrevista apresenta um recorte das quatro dimensões estratégicas dos comitês do Distrito Criativo Centro-Gare.

Entre os entrevistados estão o vice-prefeito Rodrigo Decimo, que apresenta o Distrito Criativo Centro-Gare, o professor e escritor Orlando Fonseca, coordenador do comitê Ambiente Natural e Construído, a secretária de Cultura Rose Carneiro, integrante do comitê de Economia Criativa, e o professor Marcio Tascheto, integrante do comitê Identidade e Recursos Culturais.

“O Distrite-se é uma proposta de bate-papo com representantes dos eixos temáticos que compõe o ecossistema do Distrito Criativo de Santa Maria. Cada um deles tem aspectos potenciais que trazem propostas interessantes para o que se está construindo como hub criativo da cidade. O mais interessante é que essa não é uma conversa que se encerra, e, sim, um pontapé para diálogos, já que, por estar em construção, as ideias estarão sempre surgindo, assim como possíveis revisões”, conclui Neli.

Aberto ao público, durante o lançamento de “Distrite-se” serão arrecadados donativos para as famílias atingidas pelas fortes chuvas no Estado. Podem ser doados agasalhos e alimentos não perecíveis.

Em caso de chuva, a atividade será transferida para o próximo Brique da Vila Belga.

Distrite-se conta com incentivo cultural do Banco do Brasil e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria – LIC/SM

Serviço 

O quê: lançamento da série documental “Distrite-se”

Quando: 16 de junho (domingo), às 17h30

Onde: Left Rock Bar (R. Manuel Ribas, 1991 – Vila Belga)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo