DestaqueEsporte

ESPORTE. Artilheiro da Série Ouro de 2023 e ala da UFSM Futsal, Tito se aproxima da volta às quadras

Atleta se recupera de uma lesão no joelho mas volta a treinar nesta semana

Último jogo de Jackson Borges, o Tito, foi diante da SER Santiago na temporada passada (Foto Ricardo Weschenfelder/UFSM Futsal)

Por Pedro Pereira / com tabela da FGFS

O ala da UFSM Futsal, Jackson Borges, o Tito, nomeado artilheiro da última edição do Campeonato Gaúcho – Série Ouro com 17 gols, ainda não entrou em quadra na temporada de 2024. Isso se dá pois, em novembro do ano passado, cerca de um mês após os guris da Federal serem eliminados do Estadual, o atleta rompeu um ligamento no joelho e, desde então, está afastado do “salão”.

A expectativa é que o jogador retorne aos treinamentos com bola nesta semana, ainda que não haja previsão de volta aos jogos. Tito está em tratamento desde fevereiro, sendo assistido por acadêmicos de fisioterapia da Universidade que integram a comissão técnica da equipe – vinculados à Liga de Avaliação, Prevenção e Reabilitação Esportiva (LAPRE) -, liderados pelo fisioterapeuta Guilherme Menezes, pelo centro de reabilitação e treinamento físico CAFI e pelo médico do time, Márcio Rubin.

O goleador da Série Ouro de 2023 foi vítima de uma lesão no ligamento cruzado anterior, notoriamente conhecida como LCA. A estrutura, localizada no joelho, é uma das mais temidas por atletas de alto rendimento. Brasileiros mundialmente conhecidos como o futebolista aposentado Ronaldo Fenômeno e a ginasta Rebeca Andrade já sofreram a mesma situação e conseguiram dar a volta por cima. Atualmente, o atacante Neymar está afastado dos gramados, em recuperação, pelo mesmo problema.

O último jogo de Tito pela UFSM Futsal foi em 21 de outubro da temporada passada, quando os santa-marienses foram eliminados do Estadual ao perderem para a SER Santiago, fora de casa. Em 15 de junho deste ano, a equipe da Federal fez história e venceu o Atlântico, de Erechim, no Centro Desportivo Municipal (CDM). De longe, o ala não esconde o desejo de retornar às quadras.

“Tenho muita vontade de jogar, ainda mais vendo o time com vontade de ganhar e conseguindo resultados positivos. Tenho muita vontade de voltar e de ajudar, mas quero melhorar antes”, afirmou o jogador, de forma cautelosa. Para ele, esta edição da Série Ouro tem algo especial: “todos os times têm qualidade. Também têm os gigantes do futsal (como Atlântico e ACBF, de Carlos Barbosa). Isso é muito bom”.

Os guris da Federal em ascensão

Atualmente, a UFSM Futsal ocupa a vice-liderança do grupo B da elite estadual com 15 pontos em 5 jogos, tendo 100% de aproveitamento. Com 1 jogo a mais, os erechinenses estão no topo da tabela (veja acima), também com 15 pontos mas saldo de gols melhor (10, dois a mais que os guris da Federal). O próximo compromisso da equipe de Santa Maria é neste sábado (29), diante da atual campeã gaúcha Sercesa, de Carazinho, no Centro Desportivo Municipal. O confronto começa às 20h e terá mais informações sobre a venda de ingressos revelada em breve.

O ala Rogério, autor do primeiro gol sobre o Atlântico e quatro tentos no geral, deve ficar fora das quadras por um tempo – ainda não definido. No início da segunda etapa contra o time de Erechim, o atleta sentiu dores no músculo posterior da coxa e foi carregado para fora das quatro linhas por colegas de elenco. Ele já está livre deste desconforto mas agora se recupera de uma lesão no púbis.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo