DestaqueEsporte

ESPORTE. Com CDM lotado, UFSM Futsal vence o Atlântico, de Erechim, e vira líder na Série Ouro

Atuais campeões nacionais não foram capazes de superar os guris da Federal

Equipe da UFSM confirma o placar de 2 a 1 em cima do tradicional “Galo” em frente à torcida e segue invicta (Foto Pedro Pereira)

Por Pedro Pereira / com tabela da FGFS

A UFSM Futsal bate o atual campeão nacional Atlântico, de Erechim, e se torna líder isolada do grupo B do Campeonato Gaúcho – Sèrie Ouro de 2024. Neste sábado (15), em frente à torcida no Centro Desportivo Municipal (CDM) e pela 7ª rodada, o time de Santa Maria recebeu a equipe do tradicional “Galo” e, em jogo que valia a 1ª posição da chave, saiu vitorioso pelo placar de 2 a 1. O ala Rogério e o pivô Léo Rudek marcaram os gols.

Além dos 15 pontos confirmados com o resultado, os guris da Federal mantém o 100% de aproveitamento e seguem sem perder na competição. Agora, os santa-marienses voltam às quadras somente no dia 29 deste mês, contra a defensora do título estadual Sercesa, de Carazinho, pela 8ª rodada. Na estreia, os representantes da cidade ganharam dos rivais por 4 a 3.

Vitória inédita

Nem mesmo a chuva foi capaz de impedir que a torcida da UFSM Futsal comparecesse em peso diante do Atlântico. Na categoria “adulta” , esta foi a primeira vez na história que aconteceu o embate entre a equipe de Santa Maria e o tradicional clube de Erechim. Esta edição do Campeonato Gaúcho – Série Ouro, inclusive, volta a contar com a participação do time do norte gaúcho após sete anos de ausência no certame.

Os 5 minutos iniciais foram de dominância completa dos visitantes. O elenco da Federal, liderado pelo goleiro Edinho, contudo, soube conter as jogadas do Galo e começar a se apresentar ofensivamente. São os próprios representantes da Universidade que abrem o placar, nos instantes finais do período, com uma cobrança de tiro livre de Rogério. O “arqueiro” adversário defende o chute mas, no rebote, o ala dos santa-marienses confirma o tento.

O placar segue em 1 a 0 até o intervalo. Poucos segundos após o apito de recomeço de jogo, o atleta que garantiu a vantagem no marcador sente um desconforto no músculo posterior da coxa e é carregado pelos colegas para fora da quadra. O segundo tento santa-mariense saiu de uma jogada de contra-ataque entre Thales e Léo Rudek. Este último recebe a bola e rola para o fundo da rede, aos 12 minutos da segunda etapa. Com 7 gols, o jogador se mantém na artilharia da Série Ouro.

Nos minutos finais, os rivais do Atlântico balançam as redes para diminuir a distância no placar mas não são capazes de superar o goleiro Edinho que, apesar da dificuldade dos marcadores da UFSM Futsal, segurou a pressão dos visitantes e assegurou a vitória. Tradicional no cenário brasileiro, o Galo foi campeão mundial em 2015 e, no final da temporada passada, conquistou a Liga Nacional.

Torcida da UFSM Futsal se fez presente na vitória por 2 a 1 em cima do Atlântico, de Erechim (Foto Pedro Pereira)

O time, que, com este jogo diante da equipe da Universidade, terá uma sequência de quatro partidas em quatro dias, mandou ao Coração do Rio Grande o elenco sub-20. Embora o triunfo em cima dos erechinenses fosse considerado improvável, dadas as circunstâncias de cada agremiação, o técnico Gabriel Pranke garante que o feito não muda em nada o planejamento do esquadrão.

“Vamos continuar treinando, evoluindo, pois temos muita coisa para melhorar ainda. É um resultado fantástico pra nós. A gente merecia, estamos trabalhando para caramba. Claro que deve-se valorizar o trabalho do Atlântico, é um sub-20 muito bom, impressionante. Sabíamos que ia ser difícil mas, mesmo assim, essa gurizada se dedicou. Nós temos que valorizar mais o que o time tá fazendo. A gente tá merecendo coisas ‘mais altas”, declarou o comandante.

Rogério, autor do primeiro gol da UFSM Futsal, também balançou as redes na última partida contra a AFA, de São Francisco de Assis. O ala revela que o grupo de treinadores por trás do plantel tem grande papel em seu desempenho. “Eu sempre fui de tentar fazer gols, todo jogo eu tentava estar perto da área. Mas é tudo na base da insistência e do treino. A gente treina, replica e os gols acontecem. Felizmente, a comissão técnica consegue entender as nossas características e montar estratégias com base nisso para potencializar o time”, destacou.

“Mas não deixa de ser um trabalho completo do elenco, que molda situações para que a individualidade apareça”, complementou o jogador. Mais um jogo pelo grupo B da Série Ouro acontece na noite deste sábado. Em Manoel Viana, a AFA recebe a próxima adversária dos guris da Federal, Sercesa, pela 7ª rodada.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo