DestaqueSanta Maria

FINANÇAS. SM premiada por ter melhor qualidade fiscal entre cidades com mais de 100 mil habitantes

Município também pontuou entre os três primeiros no ranking geral brasileiro

Por Lenon de Paula (com Arte de Leticia Albiero) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Prezando pela absoluta transparência e precisão dos dados contábeis e fiscais, a cidade de Santa Maria conquistou a 1ª posição na categoria “municípios com mais de 100 mil habitantes, exceto capitais” com melhor índice de qualidade e consistência de dados fiscais e contábeis enviados ao Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda.

Os dados são do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Santa Maria foi premiada pelo segundo ano consecutivo, e, nessa categoria, foi o único município gaúcho a ser premiado. A cerimônia de premiação ocorreu no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) de Brasília (DF), na tarde de segunda-feira (17).

“É uma alegria enorme virmos aqui pelo segundo ano consecutivo representando nosso Município. Estarmos aqui recebendo esses prêmios significa que evoluímos. Além de receber o prêmio pela Região Sul, fomos reconhecidos pelo melhor desempenho de nível nacional em cidades com mais de 100 mil habitantes. Saímos de 99,14% para 99,94%, ou seja, ainda podemos melhorar mais para que todas as informações geradas sejam fidedignas e transparentes”, considerou a secretária de Finanças, Michele Antonello, que participou da cerimônia de premiação acompanhada da superintendente de Gestão Orçamentária de Santa Maria, Marilda Manfio.

Com essa conquista, a cidade foi agraciada com o selo “Qualidade da Informação Contábil e Fiscal – 2024”. Além disso, o Município alcançou o 3º lugar no ranking geral de cidades brasileiras, estando à frente de capitais como Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Vitória (ES), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Porto Alegre (RS), e das maiores cidades gaúchas, como Caxias do Sul, Canoas e Pelotas. Em 2023, nesse mesmo ranking, o Município figurou em 13º lugar no ranking geral, com um percentual de precisão nos dados fiscais de 99,14%. Neste ano, o índice evoluiu para 99,94%.

“É uma premiação que acaba sendo emblemática, pois temos aqui um importante município para o Estado e para a região sem dúvida alguma. Tenho a felicidade de dizer que, também, tem como gestora e contadora responsável duas mulheres. Infelizmente, esse município, embora hoje seja um dia de celebração, vem passando por desafios importantes por conta da calamidade que está acontecendo com o seu Estado. E representando um pouco do sentimento de todos os brasileiros, de apoio e solidariedade ao Rio Grande do Sul, eu acho que nada é mais emblemático do que premiar, hoje, aqui, por essa feliz coincidência, aquela cidade que é conhecida como o Coração do Rio Grande”, afirmou o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, ao anunciar Santa Maria como cidade premiada durante a solenidade. 
Acompanharam a entrega do troféu e do certificado, a secretária adjunta do Tesouro Nacional, Viviane Aparecida da Silva Varga, e o subsecretário de contabilidade pública, Heriberto Henrique Vilela do Nascimento.

Explicando

O índice de 99,94% demonstra o quanto o Município age corretamente em relação aos indicadores contábeis e fiscais, e cada vez com mais transparência, controle e, principalmente, monitoramento da qualidade do gasto público.

“O mérito é de uma equipe qualificada que temos na Secretaria de Finanças e de todos os servidores envolvidos. O sucesso alcançado também se deve ao apoio do prefeito Jorge Pozzobom e do vice Rodrigo Decimo, que sempre nos incentivaram e nos deram liberdade para realizar nosso trabalho com total transparência e responsabilidade. Esses são atributos fundamentais nas decisões relacionadas aos processos, normas e fluxos que aplicamos nas Finanças do Município”, ressaltou a titular da pasta…”

PARA LER A ÍNTEGRA, com várias outras informações, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo