Por Pedro Pereira / com informações do site “Times do RS”
Como consequência das fortes chuvas que atormentaram o Rio Grande do Sul entre abril e maio, a equipe feminina de handebol da UFSM não conseguiu fazer sua estreia nas quadras em 2024, até o momento. Embora tenha promovido processos seletivos nos meses iniciais do ano, apresentado o elenco e a comissão técnica, realizado amistosos e disputado uma competição “de verão” (na areia) em parceria com o HFSM, clube também de Santa Maria, o time da Federal ainda não teve a oportunidade de atuar dentro das tradicionais quatro linhas.
O grupo comandado pela treinadora Ysadora Freitas perdeu apenas uma semana de treinamentos em função da catástrofe climática. Contudo, grande parte das competições que estavam agendadas para acontecer neste primeiro semestre foram adiadas, e outras suspensas. O “Aberto de Campo Bom”, previsto para acontecer em Campo Bom entre 17 e 19 de maio, foi cancelado, por exemplo.
O campeonato estadual promovido pela Federação Gaúcha de Handebol (FGHb), que contará com a participação das gurias da Federal pela primeira vez desde a década de 1980, teve suas datas interrompidas antes mesmo da rodada de abertura. Em Santa Maria, o Campeonato Municipal deve retornar na próxima semana, com jogos no Centro Desportivo Municipal (CDM).
Com as mudanças de datas e cancelamentos, Ysadora revela que a incerteza da realização de torneios afetou diretamente as estratégias da equipe para a temporada. “Infelizmente, todo o calendário mudou. Tinha muita coisa planejada. A gente teve que mexer nos nossos objetivos atuais e na questão dos treinamentos para as competições”, contou a técnica. Antes, o esquadrão se preparava no Ginásio 1 do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM mas, por conta das chuvas, o espaço foi interditado e o grupo passou a praticar em diferentes quadras da cidade.
Ainda, integrantes da comissão técnica e do plantel foram impactados diretamente pelas enchentes. Entretanto, no momento, todos já estão fazendo parte das práticas normalmente. Fora o Campeonato Municipal, o próximo compromisso do time feminino de handebol da Universidade deve ser os Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) de Praia, que acontecem no dia 29 de junho, em Campo Bom. Caso vençam, as gurias da Federal garantem vaga na etapa nacional, entre os dias 19 e 24 de agosto, no Rio de Janeiro. No calendário, também estão os JUGs tradicionais, no dia 27 de julho, em Pelotas.
Elenco e comissão técnica
Encabeçado pela treinadora Ysadora Freitas, com o apoio do auxiliar Léu Pereira, a equipe da UFSM apresentou oficialmente, entre abril e maio, as jogadoras e os profissionais técnicos que irão acompanhar o elenco universitário nas atividades de 2024. O grupo faz parte do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS), que é coordenado pelo professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos.
Neste ano, o time terá na comissão técnica: dois preparadores físicos (e dois auxiliares), um preparador de goleiras, um fisioterapeuta (e um auxiliar), uma psicóloga e uma pessoa responsável pelo marketing (mas que também atuará como atleta). No que diz respeito às jogadoras, serão, ao todo: quatro goleiras, 15 armadoras, seis pivôs e oito pontas.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.