LUNETA ELETRÔNICA. Obra de uma nova via, redes de drenagem, recuperação de ruas e estradas distritais
Plano estadual para reconstrução de pontes e rodovias, inclusive na 4ª Colônia
Por Paulo André Dutra
* Três pontos da região, prejudicadas pelas chuvas, entraram na relação das prioridades elencadas pelo governo do estado no plano de reconstrução de estradas e pontes, apresentado nesta segunda-feira (3).
* Duas ligações ficam na Quarta Colônia. A ponte na ERS-348, entre São João do Polêsine e Ivorá, sobre o Arroio Guardo-Mor; e o trecho da ERS-149 entre Restinga Sêca, Faxinal do Soturno e Nova Palma, onde houve erosão na pista e quedas de barreiras.
* O terceiro local é a ponte na ERS-640 entre Cacequi e Rosário do Sul. No local, parte das cabeceiras e da pista foi destruída pelas águas do Rio Ibicuí.
* Considerando adaptações a mudanças climáticas, a estimativa de custo pode chegar a R$ 9,9 bilhões, abrangendo toda a extensão de estradas afetadas.
* Máquinas na pista para a recuperação das estradas do interior do município, informa a Prefeitura.
* Serviço em andamento no Corredor Stanguerlin (Pains); estradas do Mato Alto e da Limeira (Passo do Verde): Grapia, da Favorita, do Caranguejo e da Ramada (Santa Flora); Três Barras, de Arroio Lobato e dos Fontana (Arroio Grande); e estradas da Parada Link e Cezar Pina (Boca do Monte).
* Ruas sem pavimentação nos bairros Renascença e Nova Santa Marta também recebem patrolamento, empedramento e compactação.
* Uma galeria está em construção na Estrada Ângelo Berleze (KM 3), assim como caixas de captação na Rua Duque de Caxias e na Rua do Acampamento.
* Consertos de redes de drenagem acontecem na Rua Rio Grande do Norte (Parque Pinheiro Machado) e na Rua São Dimas (Diácono João Luiz Pozzobon).
* Em andamento a construção da nova rua entre Avenida Hélvio Basso e Rua General Osório, no Bairro Medianeira.
* Caixas de drenagem, escavação e acabamento com pedra rachão na pista. Se o clima permitir, durante a semana começa a preparação para calçadas. Já existe rede de drenagem e uma galeria foi construída para a canalização da sanga que corre no local.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.