Fogo amigo. Schirmer terá que gerir Maciel, que fez o melhor discurso da oposição em 6 meses
É incrível. Dizem que, ao vivo, foi ainda mais impactante. Mas o fato é que, no papel, na descrição feita pela assessoria de imprensa da Câmara, no material distribuído ainda na quinta-feira, impressiona. Sim, como disse alguém ao (nem sempre) humilde repórter, foi o melhor discurso feito pela oposição em quase seis meses do governo Cezar Schirmer.
E, o que mais chama a atenção, não foi um dos vereadores do PT. Não. Na-na-ni-na-não! Esses apenas aplaudiram. E elogiaram o autor. Nada menos que o mais votado entre todos os vereadores do PMDB e do parlamento. Com a autoridade de quem obteve 9 mil votos, João Carlos Maciel foi à tribuna. Leia o que ele disse. E, depois, a manifestação constrangida (ou coisa parecida) do líder do governo no Legislativo, o também peemedebista Cláudio Rosa. E, lá no final, o meu comentário:
A FALA DE MACIEL:
…Ao fazer breve relato de sua vida política, inclusive por ter sido campeão de votos para vereador na última eleição, Maciel declarou que está inquieto em relação à administração municipal. Se, como presidente da Câmara, faço pedido ao secretario do município e não sou atendido, há duas explicações. Há má vontade ou incompetência, destacou, explicando que esperou até esse momento para fazer algumas cobranças. João Carlos Maciel informou que o secretário que não atende às solicitações é Sergio Medeiros. Esclareceu que uma das primeiras reivindicações ao secretário foi a colocação de sinalização na saída da garagem do Legislativo por ser um perigo e a retirada da rótula da Avenida Rio Branco com a Vale Machado. Não fui atendido por isso estou reclamando. Relatou que dos mais de 350 pedidos enviados ao Executivo somente cinco foram atendidos. Entre as reivindicações está recuperação da Rua General Neto, onde há afundamento do asfalto nos dois lados. Esclareceu que não está cobrando por briga política, mas porque está preocupado com o não atendimento das demandas da comunidade. Em comunicação de liderança do PMDB, Maciel esclareceu que não está criticando o governo, mas cobrando com responsabilidade. Não estou dando pau no governo municipal. Preciso de mais atenção do Executivo em respeito à votação que fiz. São problemas que acompanhamos e não podemos fugir da responsabilidade, afirmou. Ainda em seu pronunciamento, criticou o governo do Estado por ter paralisado o recapeamento da RST 287, que liga Santa Mara a Paraíso do Sul. João Carlos Maciel também destacou que há pontos positivos na administração municipal como, por exemplo, a boa recuperação das estradas do interior do município….
A RESPOSTA DE ROSA:
… Respondendo, em parte, às críticas de seu colega de bancada… à falta de resposta da Secretaria de Transporte, o líder do governo na Casa explicou que ainda há secretários que não entraram no ritmo desejado pelo prefeito Cezar Schirmer. Enquanto ele, o chefe do Executivo, estaria andando a uma velocidade de 70 km por hora, haveria secretários se movendo a uma velocidade bem menor, 40 km por hora, comparou. Por isso mesmo, e reconhecendo a persistência de certas dificuldades em atender parte das demandas, o líder governista se comprometeu em levar ao prefeito as reclamações ali apresentadas. Mas ponderou, de outro lado, que mesmo com as dificuldades, o governo tem concretizado importantes iniciativas no município, a começar pelo trabalho de recuperação das estradas distritais, onde, pela primeira vez na nossa história, está sendo feito um trabalho planejado. Da mesma forma, acrescentou, está ocorrendo com as ruas do perímetro urbano, onde cada conserto é criteriosamente planejado. A especificidade desta ação é que a prioridade é o atendimento daquelas ruas integrantes do sistema viário do transporte coletivo. Como não há recursos para atender toda a malha urbana, foram priorizadas aquelas ruas. Disse que para todo o trabalho planejado no Executivo há um prazo determinado pelo prefeito e que estes serão cumpridos, assegurou. Entre as iniciativas que considera positivas da atual administração, citou ainda a ampliação dos horários de funcionamento dos postos de saúde e a criação do pronto socorro odontológico, outra iniciativa inédita na história do município….
COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: na administração Valdeci Oliveira, João Carlos Maciel, entre outras características, cansou de reclamar da ausência de resposta do então prefeito aos seus pedidos. E isso era considerado crítica ao governo. Agora, obviamente, não receber atenção para 345 de 350 questionamentos feitos, naturalmente também é crítica, e não cobrança com responsabilidade. Isso significa, objetivamente, que o prefeito Cezar Schirmer (na foto com Maciel, feita por Julio Mota, da assessoria da Câmara) terá que encontrar uma maneira de administrar o seu campeão de popularidade. Ou voltará a ter problemas que imaginava, taaaalvez, encontrar na oposição.
Quanto ao líder do governo, Cláudio Rosa, é óbvio que ele não tinha muito o que dizer. E, quando falou, acabou dizendo que o governo está a 70 km por hora, com secretários a 40 km. Seria risível, não fosse trágico. Mas Rosa Schirmer tem facilidade para gerir. Afinal, o Chefe do Executivo é dono do mandato do vereador, suplente que é. Mais complicado será mesmo Maciel. Afinal, o homem tem 9 mil votos. Que não são poucos, como se sabe, e talvez não sejam do PMDB, mas dele.
PARA LER A ÍNTEGRA DO MATERIAL DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CÂMARA, SOBRE A SESSÃO DE QUINTA-FEIRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.