Por Paulo André Dutra (com Arte de Luciano Ribas) / Da Assessoria de Comunicação do Sinprosm
Mobilizar, unir e lutar pelos professores. Defender a educação, o magistério, a democracia e os direitos sociais. Fundado em 15 de setembro de 1989 com estes objetivos, o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria prepara uma mostra para marcar a data. A memória construída neste período fará parte da exposição Sinprosm 35 Anos: Lutas, Conquistas e Desafios, que acontece de 17 a 28 de junho na Sala Eduardo Trevisan, da Câmara de Vereadores.
Uma comissão formada pela coordenação sindical com um grupo de professoras aposentadas, todas com histórico de trabalhos relevantes junto à entidade, reúne-se desde março. O coletivo definiu o conceito da mostra e selecionou o material a ser incluído nos banners que ocuparão os painéis do hall da Casa do Povo. Trarão uma linha do tempo, por meio de fotos, documentos, cartazes, reportagens e textos, sobre o processo de criação da entidade, suas atribuições, estrutura, mobilizações, conquistas e os desafios da categoria através da luta sindical.
Mais do que comemorar a passagem do tempo, a mostra tem como finalidade reforçar a relação das lutas travadas no passado com os direitos adquiridos que a categoria defende atualmente. “Plano de carreira, incentivo à qualificação, autonomia de gestão, piso salarial, todas vitórias da mobilização de classe através do Sinprosm. Esses e outros direitos, cada vez mais ameaçados por políticas que buscam enfraquecer o serviço público, só serão garantidos no futuro por mais unidade e participação”, destaca a coordenadora de Organização e Patrimônio, Juliana Moreira.
Evento
O ato que marcará o início da mostra será no dia 18 de junho, na Sala Eduardo Trevisan, com início às 14 horas. Em seguida, às 15 horas, durante a sessão plenária, a Câmara de Vereadores dedica Expediente Nobre os 35 anos do Sinprosm. A proposição é da vereadora e professora municipal Luci Duartes – Tia da Moto (PDT).
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.