DestaqueSanta Maria

RECONSTRUÇÃO. 1º dia de “Santa Summit” debate nos mais diferentes segmentos a partir da inovação

Segunda edição do evento, até esta sexta, reúne agentes da ‘quádrupla hélice’

Abertura do evento que termina nesta sexta aconteceu na manhã passada, no Mercado da Vila Belga (Foto Marcelo Oliveira/Prefeitura)

Por Gabriel Marques / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

O Santa Summit teve início na manhã desta quinta-feira (20), no Mercado da Vila Belga, localizado no Distrito Criativo Centro-Gare. Esta, que é a segunda edição do evento, tem como eixo principal o “Fórum da Reconstrução” a partir da promoção de ideias sustentáveis para que Santa Maria e região consigam superar os danos causados pela enxurrada do mês de maio, bem como se prevenir de situações climáticas semelhantes.

São mais de 130 palestrantes e aproximadamente 100 horas de conteúdos da iniciativa que continua nesta sexta-feira (21), das 8h30min às 22h, no mesmo local. Os ingressos ainda estão disponíveis através do site. O Santa Summit é uma realização da Prefeitura de Santa Maria e da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) e correalização do SebraeX, marca de inovação do Sebrae RS, e do Inova Centro.

Durante a cerimônia de abertura o vice-prefeito Rodrigo Decimo abordou o papel ao qual o Summit se apresenta ao oportunizar o fortalecimento dos municípios da Região Central através da troca de conhecimentos entre diferentes esferas da sociedade:

“A palavra principal das últimas semanas tem sido “reconstrução”, mas é preciso reconstruir de forma inovadora e com criatividade. Os mesmos problemas não podem voltar a acontecer ou devem ser minimizados. As 10 salas de conteúdo que temos no Summit, com discussões direcionadas, torna esse evento rico em possibilidades de contribuir e superar esta crise. Universidades, entidades empresariais, governos e sociedade civil estarão aqui irmanadas em prol desse objetivo”.

Também presente no ato, o prefeito Jorge Pozzobom destacou o papel preventivo que a Prefeitura tem executado ao longo dos últimos sete anos com o investimento de R$ 82,8 milhões em sistemas de drenagem pluvial. Esse serviço contribuiu para que os pontos de alagamento no Município caíssem de 268 para 40, impedindo que os estragos da enxurrada do mês de maio fossem ainda maiores.

“O Estado continua com problemas em função das chuvas mais recentes. Região Metropolitana de Porto Alegre e outras cidades estão sofrendo com novas enchentes, novos alagamentos. Mas o que foi feito para evitar? No futuro teremos temporal, vendaval, e precisamos estar preparados”, salientou Pozzobom.

Defesa Civil

Sob a temática da Defesa Civil, o superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp), Sandro Nunes, e o responsável pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva Central, coronel Cleberson Bastianello, participaram de uma conversa que contemplou o papel da inovação e tecnologia nos serviços de segurança pública.

Conforme o superintendente, Santa Maria é privilegiada em ter um local que reúna os órgãos de segurança pública. Ele contou que o Município se inspirou nas cidades que já contavam com o cercamento eletrônico, aplicou a ideia e a aprimorou.

“O que nós fizemos foi trazer esse recurso para a nossa realidade e fomos bem-sucedidos, tanto que outros municípios estão vindo aqui aprender conosco. A atuação do Ciosp fez com que o tempo de resposta para as ocorrências tenha sido reduzido e a qualidade deste atendimento tenha melhorado”, disse Nunes.

Segundo o coronel Bastianello, a melhora do desempenho da Brigada Militar se deve a análise dos dados, que balizam as tomadas de decisões, sejam para a prática de rondas, seja para definir qual armamento será empregado em cada situação…”

PARA LER A ÍNTEGRA, conferir mais informações e várias outras imagens, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Movimento em prol da decadencia da aldeia, o Santa Some é o festival do power point da região central. Porque todos os problemas se resolvem com muita falação, muita reunião, muita produção de texto e, principalmente, muito marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo