DestaqueSanta Maria

SANTA SUMMIT. Com líderes da região central, evento fomenta debate sobre a reconstrução do Rio Grande

Prefeitos municipais e o enfrentamento da crise causada pelas chuvas de maio

No Santa Summit, prefeitos de São João do Polêsine, Matione Sonego, e Faxinal do Soturno, Clovis Montagner, com o mediador Guilherme Bicca e o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo e a questão da retomada da atividade econômica

Por Gabriel Marques (com Foto de Marcelo Oliveira) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O segundo e último dia de Santa Summit contou com a presença de lideranças municipais, estaduais e federais no palco principal do Mercado da Vila Belga nesta sexta-feira (21). Dando sequência ao que o evento se propôs para esse ano como um “Fórum da Reconstrução”, os palestrantes abordaram questões voltadas a este processo de retomada das atividades socioeconômicas do Estado passadas às fortes chuvas do mês de maio.

A primeira conversa da manhã teve a participação do vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, do prefeito de Faxinal do Soturno, Clovis Montagner, e do prefeito de São João do Polêsine, Matione Sonego. O trio falou sobre as particularidades que cada um dos municípios enfrentou durante os dias em que a chuvarada causou maiores estragos.

“Em Santa Maria, nossa mobilização começou ainda em 29 de abril com a preparação do primeiro abrigo de forma preventiva, uma vez que já sabíamos do alerta de grandes acumulados de chuva. Claro que o que presenciamos foi muito além do que esperávamos, com mais de 600 milímetros de chuva em três dias. Chegamos a ter mais de 200 famílias nos abrigos que montamos e, desde então, já colocamos 150 famílias no aluguel social”, pontuou Decimo.

O vice-prefeito ainda falou a respeito do aprendizado que este momento de crise deve trazer, de modo que o trabalho de agora em diante precisa ser pensado para que Santa Maria não passe pelas mesmas dificuldades. Neste sentido, Decimo considerou fundamental a questão ambiental estar cada vez mais presente nos debates locais como o destino que é dado aos resíduos domésticos e a ocupação do solo.

Demais atividades

A continuidade do palco principal do Santa Summit teve as palestras do empresário Roberto Argenta, sob a temática “os frutos do trabalho”, seguido do senador Hamilton Mourão, que discorreu sobre o “Panorama mundial e nacional e ações do Senado para a reconstrução do Rio Grande”. A programação do último dia do Santa Summit continua até as 22h desta sexta-feira.

Assim como no primeiro dia, as atividades do Summit ocorreram de forma simultânea, com palestras sendo realizadas no Mercado da Vila Belga e também no V Belga Food Hall. As salas de conteúdo e os estandes expuseram assuntos relacionados à saúde, à indústria, ao agrotech e ao comércio e serviços. O público que circulou pelo local foi formado pela quádrupla hélice, composta pelas universidades, entidades empresariais, governos e sociedade civil. O Santa Summit é uma realização da Prefeitura de Santa Maria e da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) e correalização do SebraeX, marca de inovação do Sebrae RS, e do Inova Centro.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo