DestaquePolítica

TRANSPORTE. Para manter tarifa até o fim do ano, Prefeitura concederá um subsídio de R$ 23,2 milhões

Projetos serão enviados à Câmara e incluem isenção de ISS para as empresas

Em reunião com Comissão do Legislativo, secretário de Mobilidade explica projetos para manter tarifa (Foto Luísa Monteiro/Câmara)

Por Marcelo Martins / Da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores

Ao dar sequências às tratativas referentes à paralisação de setores do transporte coletivo de Santa Maria, a Comissão de Representação Externa do Legislativo recebeu o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, nesta quinta-feira (20). O encontro ocorreu na sala da Presidência do Parlamento e contou com os integrantes do colegiado – Adelar Vargas, Bolinha (MDB), Alexandre Vargas (Republicanos) e Givago Ribeiro (PSDB) – e com o presidente do Parlamento, o vereador Manoel Badke (UB).

Durante a reunião, Ponsi explicou o processo licitatório, que está sendo conduzido pela prefeitura, e a necessidade de adequações solicitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ponsi relatou as dificuldades e a complexidade frente à pauta que tem tido o enfrentamento do Executivo municipal “tanto em meio à pandemia quanto, agora, em decorrência das enchentes” que acabaram por atrasar o andamento do certame.

Ponsi comunicou o Legislativo que, nos próximos dias, serão encaminhados dois Projetos de Lei (PLs), de autoria do Executivo municipal, que preveem o aporte de subsídio e também a isenção de ISSQN das empresas de ônibus. Esse conjunto de medidas, enfatizou o secretário, é necessário para manter a tarifa no valor atual de R$ 5.

Para que o preço da passagem não tenha alteração, o subsídio, a ser custeado pela prefeitura, será da ordem de R$ 23,2 milhões. Deste valor, R$ 7,9 milhões serão para quitar o passivo que o Executivo municipal tem com as empresas de ônibus. Já o montante de R$ 15,3 milhões é para manter a passagem em R$ 5. “Nosso compromisso, com essas medidas, é manter a tarifa pública sem alteração. Ou seja, o usuário seguirá pagando a tarifa de R$ 5, e (o valor) de R$ 4 aos finais de semana. O momento e a conjuntura econômica e social não permitem com que o usuário tenha que pagar a mais pela passagem de ônibus”, avaliou Ponsi.

Ponsi também relatou aos vereadores da Comissão de Representação Externa que há necessidade de o Legislativo aprovar a isenção do ISSQN para as empresas concessionárias do transporte coletivo. Ele enfatizou que essa desoneração é importante para que se mantenha a tarifa sem um custo maior.

Tarifa Técnica
Sobre a tarifa técnica, que é o valor repassado às empresas de ônibus, o cálculo mais recente da Secretaria de Mobilidade Urbana apontou para um valor de R$ 6,95 (hoje, ela é R$ 6,15). “As empresas de ônibus inclusive abriram mão da remuneração de veículos novos, o que contribuiu para o cálculo menor. Com isso, a tarifa técnica vai para R$ 6,85. Já com a isenção do ISSQN, conseguiríamos fazer com que (a tarifa técnica) ficasse em R$ 6,67”.

Tratativas
Sobre as tratativas com as empresas de ônibus, referente às paralisações de parte do sistema, Ponsi acredita que se tenha um entendimento o quanto antes para manter a operacionalização do serviço no município. “Essa é a primeira vez que o município participa efetivamente de mediações entre funcionários e empresas. Já há um amplo estudo e uma discussão em curso com os dois sindicatos (patronal e trabalhista) sobre o subsídio e para que a tarifa se mantenha no valor atual e para que se garanta o reajuste salarial pleiteado”, relatou.

A Comissão Externa do Legislativo seguirá dando acompanhamento aos desdobramentos da situação do transporte coletivo do município.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo