Por Maiquel Rosauro
O vereador Pablo Pacheco (PP) será o novo prefeito de Santa Maria. O ato de transmissão de cargo ocorrerá nesta quarta-feira (11), às 11h, no 7º andar do Centro Administrativo Municipal. O progressista, vice-presidente da Câmara de Vereadores, assumirá o posto porque o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e o vice-prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) vão para São Paulo participar do leilão da parceria público-privada (PPP) da iluminação pública do Município, na Bolsa de Valores (B3).
Pacheco permanecerá no cargo de prefeito até domingo (21). Quem assumirá o Poder Legislativo neste intervalo é o 2º vice-presidente, Admar Pozzobom (PSDB). O atual presidente da Câmara, Manoel Badke – Maneco (UB), está fora da cidade.
De acordo com o arquivista da Câmara de Vereadores, Jara Silveira, Pacheco, que tem 33 anos, será a segunda pessoa mais jovem a assumir a Prefeitura de Santa Maria. O mais jovem a assumir o posto foi Giovani Mânica (PPB), com 29 anos, em 2000.
Vice
É curiosa a situação de Decimo, atual pré-candidato a prefeito. Ele viaja com Pozzobom para São Paulo devido ao regramento eleitoral. De acordo com a Lei Complementar 64/1990, o vice-prefeito que estiver interessado em se eleger para outro cargo, preservando seu mandato, não pode suceder ou substituir o titular nos seis meses anteriores ao pleito.
Falta dinheiro
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse na segunda-feira (15) que cansou de esperar pelos recursos prometidos pela União ao Estado em razão das enchentes. A fala foi feita durante anúncio de medidas de apoio financeiro a microempreendedores individuais e pequenas empresas gaúchas atingidas pelas chuvas.
“Nós ficamos esperando. Porque se, afinal, viria um anúncio… nós não colocaríamos um recurso nosso porque não faltariam outros lugares para colocarmos os recursos do estado. Mas nós cansamos de esperar e estamos colocando os recursos do estado para ajudar”, disse Leite.
R$ 19 bilhões
O ministro extraordinário da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta (PT), em nota enviada ao jornal Zero Hora, e em artigo publicado aqui, isse que as críticas não eram justas e que o governo federal já investiu R$ 19 bilhões no estado – o que pode ser observado no site Brasil Participativo.
“Sua fala não é nem justa e nem representa a verdade sobre os fatos. O governo Federal tem feito um grande esforço para responder às demandas do Rio Grande do Sul. E vamos continuar”, disse Pimenta.
Possochato e Pessimo gastando dinheiro publico para foto de campanha e passeio.