CulturaDestaque

CULTURA. Filme “Morada” aborda uma história que se passa na Casa do Estudante do campus da UFSM

Obra conta histórias daquele local, com foco na de Eduarda (Duda) Magalhães

A diretora e roteirista Neli Mombelli e a “protagonista” da história, Eduarda (Duda) Magalhães (Foto João Pedro Ribas/Divulgação)

Por Heloisa Helena Canabarro / Da Assessoria de Imprensa da TV OVO

A Casa do Estudante Universitário situada no campus (CEU II)  da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é um local de acolhimento que faz parte da trajetória de vida de milhares de jovens que por ali passam em busca dos seus sonhos.

A CEU II é a maior casa do estudante do Brasil e abriga jovens vindos de outras cidades, regiões do estado e do país. As paredes da Casa carregam histórias e marcas de cada um que fez daquele lugar sua morada. 

Está em andamento a produção do documentário “Morada”, um filme de busca sobre histórias de vidas perpassadas pela CEU II, que entrelaça esse espaço com diferentes tempos de vida, um lugar de permanência e impermanências. Ao longo do mês de julho, a equipe do documentário tem gravado cenas na  UFSM.

O curta, com direção e roteiro de Neli Mombelli, acompanha a história de Eduarda Magalhães, estudante da UFSM e moradora do apartamento 1350 da CEU II. Duda, ao observar o apartamento em que mora, descobriu um buraco na parede e dentro dele encontrou um documento nele datado de 1988.

Motivada pela curiosidade e determinada a obter respostas, a estudante inicia uma jornada para tentar localizar quem poderia ser o dono daquele documento cujas marcas do tempo fizeram desaparecer o nome. 

“Morada” é uma realização de Denise Copetti Produções em coprodução com a TV OVO. O projeto foi contemplado pelo edital 002/2023 da Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Cultura de Santa Maria. Para acompanhar novas atualizações sobre a produção do documentário siga os perfis no Instagram @moradacurta e @tvovosm. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo