DestaqueEsporte

ESPORTE. Time masculino de goalball da UFSM está em Curitiba para disputar Campeonato Regional Sul

“Guris da Federal” pretendem sair do Paraná com uma vaga na etapa nacional

Equipe (com três atletas) está com grande expectativa para participar da primeira competição (Foto Ana Alícia Flores/UFSM)

Por Pedro Pereira / Da Agência de Notícias da UFSM

Na última sexta-feira (12), a equipe masculina de goalball da UFSM partiu do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) rumo a Curitiba, no Paraná, para o Campeonato Regional Sul de 2024. A competição, que serve como classificatório para as Série A e B do Campeonato Brasileiro da modalidade, começou no domingo (14) e vai até sábado (20).

Ao lado dos melhores times da Região Sul do Brasil, os “Guris da Federal”, formado por atletas que não necessariamente têm vínculo com a instituição, chegam em solo paranaense para disputar um torneio pela primeira vez na história. O esquadrão faz parte do projeto de goalball do Núcleo de Apoio e Estudos da Educação Física Adaptada (NAEEFA) do CEFD, que foi reconhecido oficialmente como Centro de Referência Paralímpico em janeiro deste ano.

A coordenadora é a professora Luciana Palma e os treinadores que encabeçam a comissão técnica são Felipe Gaspary, estudante de Educação Física – Bacharelado, e Mateus Manchini, aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação. Nesta semana, os representantes da Universidade estarão dividindo as quadras com atletas da Seleção Brasileira do esporte, atual medalhista de ouro dos Jogos Paralímpicos.

“A nossa expectativa, acima de tudo, é fazer um bom campeonato. Que a gente consiga fazer algum enfrentamento com as equipes que também estão iniciando. Quem sabe, trazer uma primeira vitória para o goalball masculino da UFSM”, projetou Manchini. Para Gaspary, a ideia é a mesma: “estamos trabalhando e pensando sim na classificação, vamos lutar ao máximo para isso. Se a gente passar para a próxima fase já vai ser uma grande conquista. Mas o esquema é ficar com os ‘pezinhos no chão’”.

Investida da UFSM na modalidade

O primeiro projeto de goalball na UFSM nasceu em 2010, através da indicação de um ex-integrante das iniciativas do NAEEFA. Na época, o núcleo promovia uma iniciativa voltada a atividades físicas para pessoas com deficiência visual nas piscinas da Instituição, até que, com o apoio da Associação de Cegos e Deficientes Visuais de Santa Maria, surgiu a oportunidade de desenvolver a prática esportiva além da natação. 

“Começamos de uma forma muito tímida, sem a bola apropriada. Usávamos uma bola de vôlei dentro de uma sacola plástica envolvida em um papel celofane para fazer barulho no chão. Nós não tínhamos goleiras, não tínhamos as fitas demarcatórias. Eu inventei de colocar um barbante para delimitar o solo. Fomos indo através de experimentos, justamente para criar um espaço social de interação, inclusão, através do esporte”, relembrou Luciana.

O goalball é praticado da seguinte forma: em uma quadra retangular, são colocadas duas goleiras do mesmo comprimento da linha de fundo. Com duas equipes formadas por três jogadores cada, além de três substitutos no banco, o objetivo é lançar as bolas em direção aos rivais a fim de balançar as redes. Dentro dessas bolas têm um objeto oco chamado “guizo”, para que os atletas consigam se localizar por meio do barulho. Todos jogam vendados, a fim de garantir a igualdade de condições, e vence quem finalizar a partida à frente no placar.

As traves que o time da UFSM utiliza para treinar foram um presente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O projeto foi realizado até 2015 pois, em 2016, precisou ser suspenso pela falta de participantes para seguir na ativa. Em 2019, porém, foi retomado mas, em função da pandemia foi paralisado novamente. Em 2022 voltou e, apesar da pausa de cerca de 45 dias neste ano devido às enchentes, segue de forma contínua até os dias de hoje. A preparação de olho na disputa começou com o início do primeiro semestre letivo, no dia 11 de março.

Regional Sul

O campeão e o vice-campeão do Regional Sul de 2024 estão confirmados na Série A e na Série B do Campeonato Brasileiro, respectivamente. Entretanto, quatro equipes que fazem parte da edição deste ano já estão classificadas a alguma das etapas nacionais deste ano. Dessa forma, caso estas cheguem à decisão do título, as vagas serão distribuídas às próximas colocações.

A competição reúne os 15 melhores esquadrões entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e fecha a temporada de torneios locais da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). Os jogos acontecem no Ginásio do Tarumã e, nos últimos meses, foram realizados os certames Centro-Norte, Nordeste, Sudeste 1 e Sudeste 2.

Antes da catástrofe climática mudar os planos, o Regional Sul estava previsto para ser sediado em Porto Alegre, no mês de junho. No lugar do campeonato, ocorreria na UFSM a Copa Gaúcha de Goalball – contudo, também por conta das fortes chuvas, foi adiada e ainda não tem data definida. As transmissões das partidas ficam por conta da “TV Camisa 10”, no YouTube…”

PARA LER A ÍNTEGRA, com mais informações e várias outras imagens, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo