DestaqueEducaçãoEsporte

FUTEBOL. Novo time da UFSM oportuniza a alunos experiências práticas no esporte mais tradicional

Equipe masculina treina três vezes por semana, no Centro de Educação Física

Acadêmica de Educação Física Fernanda Barnewitz comanda a equipe masculine de futebol da UFSM (Foto Ana Alicia Flores)

Por Pedro Pereira / Da Agência de Notícias da UFSM (com acréscimo de informações)

Enfim, a UFSM tem um time masculino de futebol de campo para chamar de seu. Desde abril deste ano, um grupo de estudantes da Universidade, entre ensino médio, graduação e pós-graduação, se encontra três vezes por semana no Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) para praticar a tradicional modalidade e realizar treinamentos que unem questões táticas e técnicas, visando competições a longo prazo.

Sob o comando da acadêmica de Educação Física Fernanda Barnewitz, e a coordenação do professor Gabriel Pranke, a equipe se reúne às segundas, quartas e sextas-feiras, com exceção de dias de chuva, das 11h30 às 13h30. A primeira seletiva para atletas aconteceu em março e, de olho em encorpar ainda mais o elenco, será realizado outro processo no próximo domingo (21). As inscrições podem ser feitas até esta segunda-feira, 15, às 9h. O formulário pode ser conferido aqui.

Sem competições oficiais previstas para esta temporada, o time de futebol de campo da UFSM teve a primeira “prova de fogo” no dia 30 de junho, contra um esquadrão rival da região. Pelo placar de 1 a 1 e com o apoio da comissão técnica – que também é formada por alunos -, os pouco mais de 20 jogadores que agora são “guris da Federal” empataram o jogo e tiveram a oportunidade de escrever a primeira página de uma nova história para o esporte da instituição.

Do Campus para o mundo

Esta não é a primeira vez que a Universidade conta com um elenco da modalidade, tendo sido fundado em diferentes momentos com o passar das décadas e, por diversos motivos – como a falta de iluminação no campo e a dependência do clima -, desmantelado. De acordo com Pranke, a última vez que a equipe esteve ativa foi em 2007, mas o projeto não conseguiu se sustentar por muito tempo.

“A ideia de ter um time de futebol de campo sempre existiu, ela só nunca foi concretizada. Quando houve, não se perpetuou devido à questão dos horários de treinamento, que são em momentos alternativos, perto do meio-dia, quando os alunos têm folga das aulas. Se nós fizéssemos em outros horários, possivelmente o quórum de atletas seria menor. É diferente dos  outros esportes, como vôlei, futsal, entre outros, que acabam conseguindo treinar ao fim da tarde e à noite, o que facilita todo o processo”, relatou o coordenador.

Embora o senso de competição seja explorado, o objetivo principal da iniciativa é definido por Pranke em duas palavras: formação acadêmica. Para ele, a equipe só existe em função da possibilidade de aprendizado que ela oferece para os estudantes envolvidos como jogadores e, principalmente, na comissão técnica, que trabalha planejando e organizando atividades como se o nível fosse profissional.

“Tudo que eles aprendem acaba sendo executado no projeto justamente para que consigam aprender na prática, preparando todos eles para o mercado de trabalho do futebol”, declarou o professor, que cita exemplos de egressos da UFSM que se destacaram na modalidade Estado afora: Tiago Nunes, campeão nacional e continental pelo Athletico Paranaense; Rogério Dias, ex-preparador físico da Seleção Brasileira; Luís Vagner Vivian, diretor-executivo do Grêmio; e Leonardo Porto, observador técnico da “Canarinho”.

Pranke afirma que recomenda fortemente a participação de seus alunos nos times da Universidade para que tenham experiências práticas no esporte, além do que é ensinado dentro das salas de aula. Fernanda, que ingressou na instituição em 2021, está tendo sua primeira experiência como treinadora à frente da casamata da Federal.

Degrau a degrau

A comandante faz parte da iniciativa desde o princípio, com a seleção dos atletas. Na primeira seletiva, cerca de 45 participantes foram aprovados para, durante o primeiro mês de treinamentos, serem realizados os primeiros cortes com base em critérios como experiência na modalidade, disponibilidade e idade – os integrantes devem ter no máximo 24 anos.

Na atividade deste fim de semana, a proposta é diferente: quem fizer parte da prática vai estar sendo comparado com quem já está no esquadrão, visto que agora existe uma base formada. “O desafio vai ser observar os atletas e buscar projetar eles no contexto da equipe. É entender como eles podem se adaptar ao nosso modelo de jogo e como o nosso modelo de jogo pode se adaptar a eles. É uma via de mão dupla”, contou Fernanda.

Na visão da técnica, o elenco está enfrentando duas dificuldades – ainda que elas não impliquem com tanta assertividade na realização do projeto: a estabilidade do plantel, por causa dos horários dos encontros; e a manutenção do foco, sem campeonatos a serem disputados em um futuro próximo. Apesar de ser um problema, a comandante explica que, quando comparado a outras modalidades, o time de futebol consegue sobressair no que diz respeito à presença dos jogadores…”

PARA LER A ÍNTEGRA, conferir mais informações e ver outras imagens, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo