Por Pedro Pereira
Neste sábado (3), com times feminino e masculino, a UFSM sediará os Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) de futsal de 2024, a partir das 8h. Com elencos formados exclusivamente por estudantes vinculados à instituição de ensino, as partidas ocorrem nos Ginásios 1, 3 e 4 do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), no campus de Camobi. Os vencedores de cada naipe garantem vaga nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) deste ano, que acontecem em Brasília, no mês de outubro.
Na primeira fase, as gurias da Federal enfrentam a Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), de Restinga Sêca, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Porto Alegre, às 8h e às 13h, respectivamente, no Ginásio 4. Já os representantes de Santa Maria, atuais vice-campeões do torneio, estreiam às 9h diante da IDEAU, de Getúlio Vargas, e voltam à quadra somente às 14h, contra a Universidade Feevale, de Campo Bom. Os dois confrontos serão no Ginásio 3.
A competição será realizada da seguinte forma: na etapa classificatória, os times participantes foram alocados em três chaves, tanto no feminino quanto no masculino, e enfrentam cada rival do grupo apenas uma vez. Ao final do “rodízio”, avançam de fase os líderes e os vice-líderes, que disputam jogos eliminatórios entre si – os primeiros colocados pegam os segundos. Os vencedores desses duelos estão no triangular final. A equipe que sobreviver com a melhor pontuação está confirmada nos JUBs.
Para definir as posições iniciais, cada vitória gera 3 pontos e cada empate gera 1 ponto. O esquadrão derrotado não recebe nenhum ponto. Os critérios de desempate, se necessário: confronto direto, maior número de vitórias, saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos recebidos, menor número de cartões amarelos recebidos, sorteio.
Dilema da Federal
Tanto a divisão feminina quanto a masculina da UFSM dispõem de elencos principais, que fazem parte de suas respectivas “Série Ouros” – primeira divisão de futsal do Rio Grande do Sul. Diferente dos plantéis que disputam os JUGs, os times contam com grupos formados tanto por atletas sem vínculo com a Universidade, quanto por estudantes.
As tradicionais gurias da Federal, por exemplo, terão sete jogadoras da equipe que faz parte da elite estadual à disposição no certame deste sábado. São elas a goleira Elizabeth, as fixas Karine e Emely e as alas Kelin, Aline, Kariza e Amélia. O técnico Diozer Irajá e o auxiliar William Tier, que integram a comissão técnica das santa-marienses normalmente, também estarão à frente do esquadrão exclusivamente universitário.
A UFSM Futsal, que venceu a AEJ no último sábado (27) e se garantiu no mata-mata da Série Ouro de 2024 com antecedência, terá obstáculos envolvendo os atletas neste fim de semana. No mesmo dia, o time recebe a ATF, de Pelotas, às 17h, no Centro Desportivo Municipal, em partida válida pela 5ª rodada (atrasada) da primeira divisão do Rio Grande do Sul.
Ao todo, sete jogadores fazem parte do elenco masculino principal: os goleiros Carlson e João Porto; o fixo Tariq; e os alas Leonardo, Thales, Mateus Trojahn e Pepo. A ideia é que eles entrem em quadra tanto pela elite estadual quanto pelos JUGs. Com a suspensão do goleiro e capitão Edinho, que não é estudante da Federal e, dessa forma, não disputa o torneio universitário, é possível que um dos “arqueiros” assuma a função diante dos pelotenses. Em 2023, nenhum dos representantes da instituição conseguiu a vaga aos JUBs.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.