DestaqueEsporte

FUTSAL. Real Merengue, equipe feminina de SM, estreia pela Série Bronze gaúcha em 18 de agosto

Santa-marienses voltam ao Estadual mesmo tendo vencido etapa em 2023

Gurias merengues são as representantes de Santa Maria e começam trajetória em Sapucaia do Sul (Foto Real Merengue/Divulgação)

Por Pedro Pereira

O Real Merengue é o representante de Santa Maria no Campeonato Gaúcho – Série Bronze de 2024 feminino de futsal. De olho em garantir uma vaga na fase final pelo segundo ano consecutivo e, posteriormente, à Série Prata, a equipe disputa a etapa de Sapucaia do Sul no dia 18 de agosto e terá os seguintes adversários: TPM/Sapucaiense, time da casa; Alcatéia, de Capão da Canoa; e LLFA, de São Leopoldo.

O anúncio aconteceu através das redes sociais da Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), que organiza e promove a competição, na terça-feira (16). Outra rodada de partidas acontece na cidade de Santiago, em 25 de agosto, mas com os esquadrão participantes da outra chave. São elas: SER Santiago; América, de Pejuçara; Águia, de Arroio Grande; e Resenha, de Santo Ângelo.

Em 2023, Real Merengue venceu etapa santa-mariense da Série Bronze (Foto Divulgação)

A Série Bronze desta temporada ainda não teve o regulamento finalizado, mas deve continuar com o formato das edições passadas. Ou seja, o campeão e o vice-campeão das etapas garantem vaga na fase final, que está prevista para acontecer no início de 2025, em Torres. Esta será a terceira participação do Real Merengue no certame estadual.

Trajetória merengue

Em função da conquista de uma rodada de jogos da terceira divisão do Campeonato Gaúcho de 2023 sediada em Santa Maria, a equipe do Coração do Rio Grande tinha vaga confirmada na segunda divisão deste ano. Entretanto, o representante da agremiação, Ricardo Gonçalves, explica que o clube optou por seguir na divisão mais baixa para seguir evoluindo, até que as atletas se sintam prontas para voos mais altos.

“A gente vai lutar por um ou dois anos até nos sentirmos preparados e habilitados para tentar erguer a taça de campeão da Série Prata e, depois, conseguir o acesso à Série Ouro. A gente quer galgar o nosso espaço dessa forma”, contou o líder merengue, que garante: “isso nós só vamos conseguir através do trabalho, da união e da sequência do nosso trabalho”.

As santa-marienses fizeram a estreia na Série Bronze em 2022, com uma etapa sediada em Arroio do Tigre. Na ocasião, o time empatou em 3 a 3 com a Bellas, de Canguçu, e perdeu por 1 a 0 para as mandantes da AATF e por 5 a 1 para o São José, de Ibirubá. Dessa forma, ficou de fora da decisão do título e o sonho de um possível acesso ficou para a temporada seguinte.

Em 2023, a história foi diferente. No ginásio do Colégio Metodista Centenário, na etapa de Santa Maria, a equipe terminou com três vitórias e a classificação à fase final – e à segunda divisão estadual: 3 a 0 sobre o Gaviões, de Bagé; 3 a 2 em cima da JB, de Cacequi; e, para fechar o dia, um triunfo por 4 a 2 para derrotar as conterrâneas municipais do Carol.

No fim de janeiro, as gurias merengues foram à cidade de Balneário Pinhal e, sem sucesso, acabaram dando adeus ao mata-mata da competição com a 4º posição. Gonçalves revela que a base do elenco santa-mariense já existe há dois anos e, desde então, recebeu alguns reforços: “a cada ano que passa as meninas ficam mais fortes fisicamente, com mais entrosamento, e a qualidade vai aumentando. Esse é o nosso pensamento como grupo”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo