LUNETA ELETRÔNICA. Nova EMEI Luizinho de Grandi, Leite na Marcha dos Prefeitos, SM e a lei Aldir Blanc
Contratações emergenciais para áreas de Meio Ambiente e Saúde municipais
Por Paulo André Dutra
* Confirmada para a tarde desta sexta-feira (5) a inauguração da EMEI Luizinho de Grandi na foto acima (de João Vilnei/Prefeitura), na Cohab Santa Marta.
* Interditada em 2023 após mobilização da comunidade escolar, devido a problemas estruturais, a antiga sede foi demolida. No mesmo terreno, o novo prédio foi construído de forma modular, com estruturas pré-fabricadas.
* A instituição deve passar por vistoria do Conselho Municipal de Educação nesta quinta-feira (4), para então ser organizado o retorno das cerca de 60 crianças à escola.
* Até então, as aulas vinham acontecendo na Escola Estadual Augusto Ruschi.
* Divulgados os resultados preliminares da etapa de habilitação dos editais com recursos da lei Aldir Blanc. Confira aqui.
* Os proponentes que tiveram seus projetos inabilitados têm três dias úteis para encaminhar seus recursos. Assim, o prazo encerra às 23h59min desta segunda-feira (8).
* Encaminhado à Câmara, pela Prefeitura, o projeto de lei que autoriza a contratação emergencial de 77 profissionais de meio ambiente e da saúde para ações com foco na população das áreas atingidas pelas enchentes.
* O recrutamento se dará através de processo seletivo simplificado, com a contratação de forma temporária.
* As vagas previstas são: geólogos (2), enfermeiros (5), técnicos de enfermagem (15), psicólogos (12), assistentes sociais (13), agentes de saúde pública e vigilância ambiental (16), agentes comunitários de saúde (10) e terapeutas ocupacionais (4).
* No Bairro São José, Corsan e Prefeitura deram início às obras de expansão da rede de esgotamento sanitário na Vila Farroupilha. Um ato, na manhã desta quarta-feira (3), aconteceu na região.
* Serão implantados, ao todo, 3,7 km de rede coletora de esgoto e cerca de 512 ramais prediais.
* No quarto lote de créditos de valores arrecadados via pix, 11.722 famílias, em 72 municípios, recebem os valores nesta quarta-feira (3). Este quarto lote soma mais R$ 23,444 milhões.
* Os R$ 2 mil entram diretamente na conta dos beneficiados e podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem.
* Em mais um dia de compromissos em Brasília, o governador Eduardo Leite participou na Câmara dos Deputados de encontro com prefeitos e representantes de municípios gaúchos que estão na capital para a Marcha dos Prefeitos.
* Leite destacou a urgência da regulamentação do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) e destacou o esforço conjunto com os prefeitos para demonstrar à União a importância da recomposição do ICMS.
* Pela manhã, o governador participou de encontro do Conselho da Federação, em que assinou uma resolução que visa facilitar a tramitação do projeto de lei que ainda será apresentado por Pacheco, a fim de criar novas condições de renegociação dos débitos dos Estado com a União.
* No fim da tarde, o governador se reuniu com o ministro das Cidades, Jader Filho, para apresentar demandas e a formatação de uma estratégia integrada de ações de política habitacional.
* Simpósio sobre recuperação de solos impactados pelas chuvas será realizado no dia 5 de julho, a partir das 8h30, no auditório do CCR, no prédio 42 do Campus Sede da UFSM.
* O evento será gratuito e voltado para produtores rurais, profissionais da área e demais interessados. Confira a programação.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.