DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Verba para escola do campo, sinal de alerta para (e vacinação contra) o sarampo

Lavouras de trigo na região central e as máquinas do Estado atuam em Agudo

Recursos para mais salas de aula na escola de São Valentim. Contrato com a Caixa assinado na sexta-feira (Foto reprodução)

Por Paulo André Dutra

* Assinado na sexta-feira (5) o contrato entre Prefeitura e Caixa Federal para investimento de R$ 10 milhões na EMEF José Paim de Oliveira. Outros R$ 100 mil serão aportados como contrapartida do município.

* A escola-núcleo do Alto das Palmeiras, no distrito de São Valentim, terá mais salas de aula.

* O recurso tem origem no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

* Diante do alerta mundial contra o sarampo e da crescente de casos em vários países, a Secretaria da Saúde (SES) recomenda a vacinação contra a doença, principalmente para quem vai viajar para o exterior.

* A maior preocupação é com o deslocamento para férias e nas Olimpíadas de Paris.

* O Brasil não apresenta casos confirmados desde 2022. No Rio Grande do Sul, os últimos registros ocorreram em abril de 2020.

* A vacina é indicada para grupos entre um e 29 anos (duas doses da vacina tríplice viral) e entre 30 e 59 anos (uma dose da vacina tríplice viral). Para estar protegido, quem for viajar deve tomar a vacina até, pelo menos, 15 dias antes de embarcar.

* Com o retorno do tempo seco na última semana, foi retomado o plantio das lavouras de trigo na região, ultrapassando 60% da área prevista.

* A cultura deve ter 18% menos área em relação a 2023 na região da Emater Santa Maria. A primeira estimativa aponta 91.563 hectares.

* Com estimativa de produzir trigo em 1.312.488 hectares no Rio Grande do Sul, nos últimos dias o plantio avançou e atinge 69% da área projetada.

Além de ceder horas-máquina, servidores do Estado apoiam o trabalho da Prefeitura em Agudo (Foto Filipe Abílio/Sedur)

* Dentro do Plano Rio Grande, máquinas e equipe do Governo do Estado trabalham há 10 dias em Agudo em apoio a ações da Prefeitura para restabelecimento de acessos.

* De acordo com o assessor de Agricultura da Prefeitura, Yitzhak Menegassi, o foco do trabalho tem sido a liberação de acessos às áreas rurais de plantio, bem como a troca de bueiros prejudicados pelas enchentes, além do aterramento nas cabeceiras de pontes.

* No momento, há pelo menos cinco máquinas sendo utilizadas: uma patrola, uma escavadeira (draga), uma pá carregadeira e duas caçambas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo