Artigos

Perimetral Dom Ivo Lorscheiter: mais uma obra que fará toda a diferença na vida da pessoas – por Jorge Pozzobom

‘Entregar essa via é a concretização de um compromisso feito com todos vocês’

A semana passada foi muito especial para todos nós. Temos, a cada dia, visto que tem muita coisa boa acontecendo para Santa Maria continuar melhorando. Entregamos a Praça Saldanha Marinho totalmente revitalizada, a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Luizinho de Grandi e a perimetral Dom Ivo Lorscheiter. Essa importante avenida, com cerca de 1,5 quilômetros, está localizada a partir da rotatória da Rua Ernesto Beck, no Bairro Passo D’Areia, até a Rua José Barin, no Bairro Caturrita. A etapa faz parte de um total de 3,2 quilômetros, entre a Avenida Walter Jobim e a Rua José Barin, ligando as regiões Norte e Oeste de Santa Maria.

Entregar essa via para a cidade é a concretização de um compromisso feito com todos vocês, é um ato histórico, fundamental. Trata-se de uma obra que, há décadas, era aguardada, uma necessidade urgente de toda a comunidade. Agora, está concluída e liberada para a trafegabilidade. Com investimento de mais de R$ 18 milhões, a via tem pistas nos dois sentidos, rotatórias e ciclovias. Isso tudo nos dá certeza de que, apesar de tantos desafios, continuamos avançando.

Reforço, ainda, que temos obras realizadas e outras em andamento em todas as regiões da cidade e já são 10 novas escolas municipais em plena atividade. Foram investidos mais de R$100 milhões em drenagem pluvial, dinheiro que não aparece, mas que faz muita diferença, principalmente em tempos de fortes chuvas, como as que enfrentamos em maio.

Isso é priorizar as necessidades das pessoas, como o ir e vir, com mais celeridade e segurança, sem deixar de mencionar o quanto uma avenida como essa é importante para o desenvolvimento da cidade. E o que é mais importante: mais do que se comprometer é realmente fazer. Ou seja, nós não só começamos. Nós concluímos as obras. Sei que essa obra poderia ter sido entregue até antes, mas enquanto não tivéssemos certeza de que a perimetral não oferecesse a segurança necessária, não nos importamos de esperar um pouco mais.

Junto a isso, alguns serviços não estavam previstos e foram readequados como a remoção de lixo, instalação de galerias para drenagem pluvial, alterações na rótula de acesso à Rua José Barin, substituição de materiais anteriormente previstos por outros mais apropriados, entre outras modificações.

A partir de agora, aquela região da cidade tem outro sentido. A Perimetral é muito significativa e mais do que isso: tem praticamente todos os padrões de uma rodovia. Através deste trecho, passaremos pela rótula da  Perimetral Dom Ivo com a Rua Ernesto Beck e pela ponte de acesso ao Parque Regional de Manutenção do Exército Brasileiro e Colégio Militar, acesso que também era uma antiga necessidade daquela comunidade. Lembrando que a obra ainda segue na parte que dá acesso ao colégio e, por isso, a ponte permanece intransitável até a conclusão dos serviços.

Vencemos vários desafios para concluir essa obra. Sei que ainda há muito a fazer, ainda mais depois da tragédia climática que nos impactou recentemente. Mesmo assim, a sensação é de vitória e realização. Vamos continuar avançando para melhorar o nosso Município. Seguimos, juntos, trilhando um caminho seguro em direção ao futuro.

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às quartas-feiras.

Observação do Editor: A foto que ilustra este artigo é de Samuel Marques/Prefeitura.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo