DestaqueEducação

SOLIDARIEDADE. Curso de Design da UFN produz 115 balcões de cozinha para atingidos pelas chuvas

Material será entregue a famílias de Santa Maria e também da Quarta Colônia

Objetivo é auxiliar na reconstrução de ambientes internos das residências e na recuperação econômica dos atingidos pelas enchentes

Por Luiza Fantinel (texto e fotos) / Da Assessoria de Comunicação da Universidade Franciscana (*)

O curso de Design da Universidade Franciscana (UFN) desenvolveu um projeto para construir balcões de cozinha para os atingidos pelas enchentes do Rio Grande do Sul. O móvel emergencial é de fácil montagem e produzido com uso consciente de materiais e ferramentas. A iniciativa é denominada ERCOM (Emergencial, Redesign e Comunidade) e tem o apoio financeiro do banco Unicred.

“O móvel é totalmente de encaixe, só tem parafusos nas dobradiças e na base para os pés. Ele é todo focado em uma fabricação mais limpa, em uma forma de pensamento mais verde e sustentável. Além disso, temos a vantagem de enviar ele todo desmontado”, explica o professor de Design, Gabriel Barbieri.

O objetivo do projeto é auxiliar na reconstrução de ambientes internos das residências e na recuperação econômica das comunidades afetadas. Com isso, a iniciativa transmite valores de empatia, solidariedade e esperança, que são essenciais para a recuperação das famílias atingidas.

“Em volume, dentro de um caminhão, posso condicionar 30, 40, 50 ou até mais unidades. Se tiver que levar ele montado, isso reduz drasticamente para talvez 10 unidades. Então pensando em logística de transporte, ele é bem flexível para essa adaptação”, comenta Gabriel.

Após a definição dos detalhes do projeto e da criação do protótipo, teve início a produção dos móveis. A estimativa é que, nesta primeira fase do projeto, 115 balcões sejam entregues para vários públicos, como famílias de Santa Maria e Quarta Colônia, e profissionais que atuaram na linha de frente dos resgates.

O projeto segue teorias da área do Design de Crise e também as diretrizes do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade.

“A intenção é oferecer mais móveis resistentes e confiáveis com esse mesmo sistema de encaixe, para que mais pessoas possam montar sozinhas. Por ser um material bom e durável, temos certeza de estar entregando uma coisa que vai servir para aquelas pessoas”, fala Renato Loureiro,acadêmico do Design.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

(*) Com a colaboração de Gabriela de Flores Neto/Jornalista e Tayná Lopes/UFN TV

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo