DestaqueEsporte

ATLETISMO. Com 40 representantes, UFSM recebe os Jogos Universitários Gaúchos na pista do CEFD

Competição acontece no sábado e será a estreia da pista atlética da Federal

Espaço onde ocorrem as provas deste ano completa um ano de sua inauguração no fim de agosto (Foto TV Campus/Reprodução)

Por Pedro Pereira

Neste sábado (3), a UFSM recebe os Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) de Atletismo de 2024, na pista atlética do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) – esta será a primeira competição sediada no espaço desde a sua inauguração. As provas começam a partir das 8h30min e, nesta temporada, as equipes feminina e masculina da Federal buscam o tetra e o pentacampeonato, respectivamente. Os campeões garantem vaga nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que acontecem em Brasília, no mês de outubro.

A Universidade terá cerca de 40 representantes entre todas as provas. As modalidades que serão disputadas: corridas rasas em 100, 200, 400, 800, 1.500, 5.000 e 10.000 metros (feminino e masculino); corridas com barreiras em 100m (feminino), 110m (masculino) e 400m (feminino e masculino); corridas com obstáculos em 3.000m (feminino e masculino); revezamentos em 4×100 e 4×400 metros (feminino e masculino); saltos em altura, distância, triplo e com vara (feminino e masculino); arremesso do peso (feminino e masculino); lançamentos do dardo, do disco e do martelo (feminino e masculino).

As gurias da Federal chegam neste sábado com o objetivo de voltar a triunfar nos JUGs de Atletismo após uma temporada, visto que subiram ao topo do pódio em 2018, em 2019 e em 2022. Já os guris querem o terceiro título consecutivo, uma vez que venceram nos anos de 2018, 2019, 2022 e 2023. Gustavo Dallafávera, que disputa as provas de 100, 200 e 400m, como também os revezamentos em 4×100 e 4×400 metros, foi designado como responsável técnico do time.

Responsável técnico pelas equipes da UFSM é o tricampeão Gustavo Dallafávera (Foto Divulgação)


Tricampeão gaúcho e quatro vezes medalhista brasileiro universitário, ele dá detalhes sobre a preparação dos representantes da Universidade: “esse é o primeiro ano em que nós conseguimos realizar um trabalho a longo prazo. Começamos no início do ano com os treinos coletivos, que era algo que nós sempre tivemos vontade de fazer e dessa vez conseguimos. Porém, a grande parte dos componentes da nossa equipe nunca competiram oficialmente. Os JUGs vão ser a primeira vez em que eles estarão na pista sem ser treinando”.

As instituições deverão confirmar suas inscrições no próprio sábado, às 8h, na reunião técnica, que acontece já na pista de atletismo da UFSM. Na visão de Dallafávera, a Faculdade Sogipa, de Porto Alegre, vem com força ao Coração do Rio Grande para disputar os títulos – ainda mais levando em conta em, na temporada passada, o time da capital venceu a divisão feminina do grupo santa-mariense e, por pouca diferença, perdeu para o masculino.

“A Sogipa tem muita chance de ganhar da gente pois conta com atletas mais ‘prontos’ do que nós. Mas o principal objetivo como líder da equipe eu já consegui atingir: transmitir um pouco da minha paixão pelo atletismo para essa galera. Eles ‘compraram a briga’ comigo, amadureceram como atletas adquiriram muita autonomia nos treinos”, destacou o atleta da Federal de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo